Piratas do Caribe 2 - O Baú da Morte
Piratas do Caribe 2 - O Baú da Morte é um filme que sofre de DIG (Delírios de Injustificada Grandeza). Certo. O primeiro episódio foi um inesperado sucesso de bilheteria graças a bizarra atuação de Johnny Depp no papel do bamboleante Capitão Jack Sparrow. Mas daí a achar que existe material para produzir 145 minutos de aventura é exagero puro.
No fim da contas, Piratas do Caribe 2 se esforça para desenvolver todos os personagens coadjuvantes - e eles são muitos - da franquia. Só esqueceram de aproveitar justamente a maior atração do filme e maior responsável pela bilheteria do primeiro filme, o bom e velho Jack Sparrow.
A trama começa quando Elizabeth Swann (Keira Knightley), a filha do governador Weatherby (Jonathan Pryce), está prestes a contrair matrimônio com Will Turner (Orlando Bloom). Infelizmente, mesmo naquela época, se casar não era uma tarefa fácil.
Por isso, o evento acaba por ser atrapalhado pelo comandante da Companhia das Índias Orientais, lorde Beckett (Tom Hollander). O casal é preso por ter ajudado Jack Sparrow a escapar. A sentença prometida a Will e Elizabeth Swann é a forca.
O ardiloso Beckett aproveita a ocasião para fazer uma chantagem. Ele quer que Will reencontre Jack Sparrow (Johnny Depp) e obtenha uma misteriosa chave que abre o baú de Davy Jones (Bill Nighy), o capitão do assombrado navio Flying Dutchman (o famoso Holandês Voador).
O detalhe é que Jack Sparrow tem dívida de sangue com Davy Jones, pois enganou o capitão do Flying Dutchman para não cumprir cem anos de servidão no navio-fantasma. Basicamente, toda a ação se resume a procura do baú de Davy Jones e da chave que abre o mesmo.
Portanto, dê-lhe confusão e correria para todos os lados. Fica claro que a turma dos efeitos especiais recebeu hora extra. A batalha contra um gigantesco polvo, o Kraken, especializado em mastigar navios e seus marinheiros é muito bem-feita.
Como não é segredo para ninguém, o filme deixa claro que haverá uma continuação. Provavelmente deverá uma metragem ainda maior. Mas o fato é que a série Piratas do Caribe é fenômeno por levar tanto tempo para contar tão pouca história...
(Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest, EUA, 2006), Direção: Gore Verbinski, Elenco: Johnny Depp, Orlando Bloom, Keira Knightley, Bill Nighy, Stellan Skarsgard, Jack Davenport, Kevin McNally, Naomie Harris, Jonathan Pryce, Mackenzie Crook, Tom Hollander, Lee Arenberg, Clive Ashborn, Duração: 145 min.