Penalidade Máxima

Penalidade Máxima é filme sobre futebol. Ou melhor, um filme sobre o que os ingleses acham que é o futebol. E pessoas que acham que David Beckham é um craque não podem ser levadas muito a sério. Na verdade, a trama é de uma obviedade brutal. Aliás, centenas obras sobre o mesmo tema já foram filmadas. Talvez não com tantas bolas na área , trombadas, carrinhos e pernas-de-pau.

Danny Meehan (Vinnie Jones) era o capitão da seleção da Inglaterra de futebol. Porém, depois torrar todo o dinheiro que ganhou, acaba por entregar um jogo. Para piorar as coisas, Danny, completamente bêbado, ainda acaba agredindo um policial. Logo, é condenado a três anos de cadeia . Porém, um ardiloso diretor de penitenciária (David Hemmins) acaba conseguindo que Danny venha cumprir pena na sua instituição.

O detalhe é que o diretor investiu muito dinheiro no time de futebol semi-profissional dos guardas da prisão e quer que Danny os treine para serem os vencedores da liga. Porém, o ex-traíra da seleção inglesa decide um comandar time de prisioneiros. O objetivo é para "esquentar" os guardas antes dos jogos oficiais. O diretor concorda, acreditando que um bando de presos não é páreo para os seus guardas.

Bem, a partir daí, Danny tenta reunir algum parecido com um time de futebol entre os prisioneiros. E dê-lhe figuras bizarras tentando chutar a bola. Claro que o jogo entre presidiários e guardas é só um pretexto para uma pancadaria. Ou seja, é o velho futebol viril, porém leal. O final do filme prova que todo mundo em Penalidade Máxima joga na retranca.

J.Tavares

(Mean Machine, EUA/ING, 2002), Direção: Barry Skolnick, Elenco: Vinnie Jones, Jason Statham, Danny Dyer, David Kelly, David Hemmings, Vas Blackwood, Robbie Gee, John Forgeham, Andrew Grainger, Stephen Walters, Sally Phillips, Duração: 99 min.

Voltar