Patch Adams

patchadams1.jpg (10834 bytes) patchadams2.jpg (12472 bytes)

Esse é um daqueles filmes baseados em fatos verídicos, o que significa dizer, em cinema, que tudo o que você vai ver é uma deslavada mentira. O resultado final parece o especial de final de ano do Roberto Carlos na rede Globo: dá vontade de chorar. Robin Williams no auge da canastrice interpreta o próprio Patch Adams um médico que acredita que mais importante do que receitar remédios é interagir com o seu paciente. Assim ambos chegariam juntos à cura da doença.

O diretor Tom Shadyac já trabalhado com doente mentais tanto que dirigiu Jim Carrey em "O Mentiroso" e valoriza - até demais - a veia histriônica de Robin Williams. A partir dessa idéia o hospital onde Patch Adams faz residência se torna uma palco para as palhaçadas habituais do cinema americano.

O filme depois de empilhar um clichê atrás do outro, termina com um julgamento no qual, é claro, prevalece a simpatia do persoangem principal. E dê-lhe cenas lacrimogêneas. Com certeza, se assistisse ao vida sobre sua vida Patch Adams (o verdadeiro) jamais recomendaria uma bomba dessas para os seus pacientes.

J. Tavares

Patch Adams, EUA 1998. Direção: Tom Shadyac  Elenco: Robin Williams, Daniel London, Monica Potter, Peter Coyote. 115 min.

Voltar