Pacto dos Lobos

Pacto dos Lobos é uma tremenda, imensa, gigantesca bobagem. Se os franceses sequer sabem fazer um filme comum como iriam acertar em um filme de ação? O resultado é uma trama arrastada que resvala várias vezes em um ridículo constrangedor. Com certeza é uma das maiores babaquices cinematográficas de todos os tempos. Até por que a trama dura inacreditáveis 147 minutos.

Tudo começa quando o naturalista, aventureiro e jardineiro real Grégoire de Fronsac (Samuel Le Bihan) e seu amigo Mani (Mark Dacascos) são enviados pela Corte para desvendar o mistério que envolve a região rural de Gévaudan. Um monstro, um animal maligno está estraçalhando a tudo e a todos. Grégoire que é um bon-vivant, um ardiloso espertalhão aproveita para conhecer a alta sociedade do lugar. Ele é recebido por Thomas (Jérémie Rénier), sobrinho do Marquês D'Apcher (Hans Meyer). Com o tempo o naturalista fica íntimo da família da linda Mariane De Morangias (Emilie Dequenne), que é uma espécie de chefe do campinho.

E assim se passam três meses em caçadas inúteis. Em todo esse tempo, Mani mostra que é o herói do filme. Ele luta, batalha, caça, enfim faz tudo melhor que o folgazão Gregóire. Porém, por ser indígena não leva mérito algum. Todas as glórias vão para o homem branco. O jardineiro real, enquanto seu parceiro se estatela para acabar com a avalanche de mortes, aproveita para tirar algumas casquinhas da bela Mariane e ainda arranja tempo para traçar uma prostituta.

Depois de tanta incompetência, o rei resolve fazer o óbvio. Demite Gregóire e envia o seu chefe da guarda para dar um fim no caso. Rapidamente o monstro é morto. Todavia, há algo de podre no reino da França e não é o budum de seus habitantes. O naturalista e jardineiro mais incompetente do mundo sai para uma derradeira caçada. Se o espectador ainda não dormiu vale a pena agüentar até a inconcebível solução final. Pena que os lobos não fizeram um pacto para devorar toda a equipe do filme...

J. Tavares

(Le Pacte Des Loups, FRA, 2002), Direção: Christophe Gans, Elenco: Samuel Le Bihan, Vincent Cassel, Emilie Dequenne, Monica Bellucci, Jeremie Renier, Mark Dacascos, Jean Yanne, Jean-Francois Stevenin, Jacques Perrin, Duração: 147 min.

Voltar