O Otário

otario01.jpg (12440 bytes)

Um filme chamado "O Otário"(Loser, no original), basicamente, já diz tudo sobre quem resolve locá-lo. O que temos aqui é outra comédia romântica com adolescentes americanos débeis mentais e aquele clássico e manjado enredo: loser se apaixona por garota que ele pensa ser inatingível. Ela de início o ignora, mas logo vai descobrir que quem ama o loser um vencedor lhe parece. Ou seja: ficção cientifica de primeira....

Temos a reprise da dupla Jason Biggs e Mena Suvari de American Pie. Fazendo basicamente o papel adolescente padrão do cinema americano. Jason é o otário do título nacional que vem cursar universidade em Nova York, e descobre que é um loser. Ele se apaixona por uma colega de aula, Dora Diamond (Mena Suvari), que está mais interessada no professor de literatura(Greg Kinnear). Notem que ser professor é uma espécie de afrodisíaco nos EUA(vide Wonder Boys).

Obviamente esse quadro vai se reverter no final e todos vão viver felizes para sempre. Até lá é preciso aturar alguns dos personagens mais caricatos e exagerados já vistos no cinema. O filme é, no geral, ultraconservador e arrastado. Desfilando um festival de clichês atrás do outro( faltou apenas o baile de formatura).

Mena Suvari com seu cabelo de poodle é de longe a coisa mais interessante de "O Otário". Para terem uma idéia, ela tem o único papel feminino relevante( o resto faz só figuração) em toda a película! A diretora Amy Heckerling (Picardias Estudantis) centra toda ação do filme na personagem de Mena, praticamente esquecendo de Jason Biggs. O que na verdade constitui-se no único acerto da diretora.

Inclusive o grande furo do filme é justamente o personagem de Jason Biggs. Ele é um loser, na mais completa acepção da palavra, mas aparentemente não faz a menor idéia do que é isso significa. Ou ele ficou em coma nos últimos quinze anos, acordou e foi direto para universidade; ou, simplesmente, o conceito de aldeia global é uma furada...

Saulo Gomes

(Loser, EUA, 2000) Direção: Amy Heckerling. Elenco: Jason Biggs, Mena Suvari, Greg Kinnear, Dan Aykroyd, Jimmi Simpson, Tom Sadoski, Zak Orth. 95 min.

Voltar