O Pagamento
Qual é o melhor fime de John Woo? Bem, se não há um consenso sobre isso pelo menos é fácil dizer qual é o pior. Dificilmente, o diretor vai fazer algo tão canhestro quanto O Pagamento.
A trama começa quando Michael Jennings (Ben Affleck), um engenheiro cibernético que inventa sistemas de última geração. Cada vez que termina um trabalho, Michael é submetido a uma arriscada operação de apagamento parcial de sua memória recente. Tudo para manter os segredos industriais a salvo.
Com isso, Michael não tem vida pessoal (ou se tem já esqueceu). Seu único companheiro nas horas difíceis é amigo Shorty (Paul Giamatti). As coisas começam a complicar para o engenheiro no dia em que ele aceita alguns milhões de dólares em troca de entregar três anos de sua vida a um misterioso projeto da empresa Allcom, comandada por James Rethrick (Aaron Eckart).
Depois de fazer o trabalho, Michael tem sua mente apagada. Porém, quando ele vai buscar o dinheiro depositado em sua conta, recebe um papel, assinado por ele mesmo, onde abre mão de todo o pagamento, e um envelope. Dentro, existem dezenove objetos. Entre eles, uma chave, um jogo de bolinhas de metal, um passe de ônibus e um papelzinho coberto de números.
Claro que após se recuperar do susto, Michael só tem um pensamento em mente: "cadê o meu dinheiro?". Para descobrir o que aconteceu ele vai contar com a ajuda de Shorty e da cientista cientista Rachel Porter (Uma Thurman), a mulher com quem trabalhou e com quem teve um caso nesses últimos três anos.
Michael enfrenta então uma corrida contra o tempo para juntar todas as partes do seu passado. E tem de fazer isso o mais rápido possível, pois começa a ser perseguido por assassinos profissionais. A trama é baseada em um conto do superestimado Philip K. Dick (1928-1982). Aliás, pode-se afirmar que o filme se chama o Pagamento porque o espectador fica com uma tremenda vontade de ter seu dinheiro de volta...
(Paycheck, EUA, 2003), Direção: John Woo, Elenco: Ben Affleck, Aaron Eckhart, Uma Thurman, Paul Giamatti, Colm Feore, Joe Morton, Michael C. Hall, Peter Friedman, Kathryn Morris, Ivana Milicevic, Christopher Kennedy, Fulvio Cecere, John Cassini, Callum Keith Rennie, Michelle Harrison, Duração: 110 min.