Bob Marley - One Love
Americanos talvez sejam as criaturas menos indicadas para fazer um filme sobre Bob Marley. Afinal, tem que queimar tudo até a última ponta. Jah rastafári.
Bob Marley, One Love é um filme “mediano” e nada especial. E como regularmente acontece em cinebiografias hollywoodianas, a história está mal contada e muitas vezes incorreta. Jah rastafári.
Quando o filme começa a Jamaica está à beira de uma guerra civil. Rita Marley sofre um atentado e sobrevive sabe lá deus como. Pois o filme não parece estar disposto a contar essa parte da história, que é bem mais interessante do que vem a seguir. Jah rastafári.
Em momento algum o filme parece querer entrar em detalhes. Bob Marley era antivax? Um corte no dedão do pé foi o suficiente para matar Marley? Jah rastafári.
Mais adiante, o filme fala em câncer de pele. Mas segundo outras fontes esse corte gangrenou e Marley não aceitou amputar o dedo. Jah rastafári.
No fundo, o problema de One Love é que em todo filme sobre um maconheiro falta foco. O foco fica obnubilado por nuvens de fumaça. Jah rastafári.
Bob Marley tinha uma “paixão”. Qual? Marley fumava meio quilo de maconha todos os dias, segundo o filme. Isso é maconha pra cacete. Na bisonha lei brasileira ele não seria um consumidor. One Love? Pela Marijuana, só que seja. Jah rastafári.
P.S.1 - Para quem acredita que essa falta de contexto em uma biografia cinematográfica não é um problema tão grave assim cabe uma ressalva. Não é por que Bob Marley gostava de dar um tapa, que ele era um fã do sadomasoquismo. Jah rastafári.
P.S.2 - Claro que os roteiristas podem simplesmente ter se esquecido de colocar essas informações no filme. Como se sabe, a maconha causa amnésia e outras coisas que não lembro. Jah rastafári.
(Bob Marley: One Love, EUA, 2024), Direção: Reinaldo Marcus Green, Elenco: Kingsley Ben-Adir, Lashana Lynch, James Norton, Michael Gandolfini, Anthony Welsh, Umi Myers, Micheal Ward, Tosin Cole, Naomi Cowan, Sheldon Shepherd,Jesse Cilio, Duração: 107 min.