Céu de Outubro
Na pequena cidade de Coalwood, o adolescente Homer Hickam leva uma típica vidinha de loser americano. Ele só espera o momento de substituir seu pai e trabalhar em uma fascinante mina de carvão. Até que um dia Homer avista no céu o satélite russo Sputnik (o primeiro a sobrevoar a terra) e decide que vai construir um foguete.
Ao invés de interná-lo em um asilo, sua família deixa que ele prossiga com seus planos lunáticos. Bem, O Céu de Outubro narra exatamente a luta de Homer para construir seus foguetes contra tudo e contra todos. E apesar de parecer roteiro de série científica de segunda mão (como, por exemplo, o Arquixo X) é baseado em uma história real.
Homer e seus amigos fazem não um, mas vários foguetes. De maluco da cidade, ele se torna um herói nacional. Vira funcionário público e vai trabalhar na Nasa. Para tristeza de seu pai que tinha um lugar guardado para seu filho querido no meio de toneladas de carvão.
Apesar de ser uma história verídica, os protagonistas de Ceú de Outubro conseguem realizar todos os seus sonhos. O que é, no mínimo, suspeito. De fato, o problema do filme é que não existem grandes conflitos dramáticos. Tudo é levado em banho maria. Mas pensando bem, quem disse que a vida real não é isso mesmo?
P.S. - Laura Dern faz um participação especial no filme. Algo do tipo: Tá, mas e daí...
(October Sky, EUA, 1999), Direção: Joe Johnston, Roteiro: Lewis Colick. Elenco: Jake Gyllenhaal e Chris Cooper, Chris Owen, Chad Lindberg, William Lee Scott, Laura Dern, Natalie Canerday.107 min.