Não me Abandone Jamais (Never Let Me Go)
Esse é outro filme cujo título pode enganar. Não tanto quanto “Namorados para Sempre” (Blue Valentine), que certo portal da Internet colocou recentemente como dica para o Dia dos Namorados. Pois apesar da tradução correta do título original, não é exatamente o que parece.
“Não me abandone Jamais” é na verdade uma ficção científica, baseada em um livro homônimo, escrito por Kazuo Ishiguro e lançado em 2005, que parece ser uma “homenagem” aquelas ficções cientificas baratas produzidas em série nos anos 40 e 50, só que levada a sério.
No filme a humanidade teria evoluído ao ponto de ser capaz de produzir clones de cada ser vivo no planeta. E esses clones teriam apenas uma função: servir como sobressalentes, para o caso do “original” precisar de alguma peça qualquer.
O filme acompanha o improvável triangulo amoroso entre os clones: Kathy (Carey Mulligan), Tommy (Andrew Garfield) e Ruth (Keira Knightley) desde pequenos quando eles freqüentavam a mesma “escola de clones” até a maioridade. Em meio ao pseudo clima romântico o trio vai aos poucos servindo ao seu propósito, ou seja, a doação arbitraria de órgãos até a inevitável morte. Tipo, doe um coração enquanto vivo, para ver o que vai lhe acontecer...
O filme deixa muitas perguntas sem respostas. Para começo de conversa: esses clones não teriam vícios, seriam puros e castos? Não teriam a mesma propensão para as doenças que seu original tivesse? E principalmente nunca se revoltariam com essa palhaçada?
Agora, digamos que o original morresse num acidente de carro. O que aconteceria com o clone? Ele seria libertado de seus deveres? Isso não iria fazer com que os clones saíssem matando seus originais? O que, diga-se de passagem, renderia um filme bem mais interessante do que esse?
No fundo, esse filme pode ser interpretado talvez como o primeiro libelo anti-doação de órgãos que se tem notícia. O que é realmente um conceito estranho para tentar digerir. Logo se você achou que ia fazer um programa romântico com sua namorada por causa do título, se prepare para dar explicações...
(Never Let Me Go, UK/USA, 2010) Direção: Mark Romanek Elenco: Carey Mulligan, Andrew Garfield , Keira Knightley, Charlotte Rampling, Sally Hawkins.Duração: 103 min.