A Negociação
Eis uma tentativa de fazer um filme de aventura inteligente e com bom diálogos. Vejam bem: uma tentativa. Tudo fica no meio do caminho em A Negociação. Nem mesmo a presença de Samuel "motherfucker" Jackson ou Kevin "spanking the monkey"Spacey vale a locação.
Na trama de A Negociação, Danny Roman (Samuel Jackson) um policial injustamente acusado de crimes que não cometeu, resolve pegar vários losers como reféns. Tudo para que a polícia, o jornal nacional, o Domingão do Faustão, enfim, o mundo todo ouça o que ele tem a dizer. O problema é que Roman é um oficial da polícia de Chicago especialista em negociações em situações de seqüestro. Ou seja, exatamente como o Mr. M ele conhece todos os truques.
A polícia só para variar leva uma verdadeira surra fazendo uma bobagem atrás da outra. Então, Roman exige a presença de Chris Sabian (Kevin Spacey), um respeitado negociador de outra divisão da polícia, para que sirva de mediador. A partir daí o filme é mais diálogo do que ação. Os dois atores dão vazão aos seus egos descontrolados em cenas que parecem saídas de uma peça de Shakespeare encenada por alunos de comunicação social.
Sabian, é claro, começa a desconfiar há um furo no roteiro e faz de tudo para provar a inocência de seu colega. Como conspiração pouca é bobagem sobra para todo o departamento de polícia. Considerando que se trata de Hollywood e dos Estados Unidos todos os culpados são presos com exceção dos produtores do filme. O melhor que você tem a fazer é negociar com sua mulher um domingo para ir ao Estádio torcer para o seu time.
(The Negotiator, EUA, 98), Direção: F.Gary Gray, Elenco: Samuel L. Jackson, Kevin Spacey, David Morse, Ron Rifkin, John Spencer, J.T. Walsh, Regina Taylor, Duração: 122 min.