Nathalie X

Nathalie X é um filme sobre sexo oral. Ou seja, tudo mundo fala, fala, fala e nada acontece. O filme mostra talvez uma interessante visão francesa sobre o que rola entre quatro paredes. Para quem vive no país da Torre Eifel o melhor é conversar do que fazer sexo. Não é à toa que o país é obrigado a fazer campanhas em prol da natalidade.

A trama começa quando Catherine (Fanny Ardant) descobre o óbvio. Depois de 25 anos, seu marido Bernard (Gerard Depardieu) confessa que tem um caso com outra mulher. Bem, o que ela faz? Entra em pânico? Faz um escândalo? Pega uma faca de cozinha e parte para cima de seu esposo? Nada disso. Catherine tem uma idéia genial.

Ela decide contratar os serviços de uma prostituta chamada Nathalie (Emmanuelle Béart) para seduzir o marido e descobrir tudo sobre ele. Sim, Catherine acredita que viveu um casamento de aparências e quer descobrir toda a verdade sobre Bernard, inclusive suas preferências sexuais. Sem maiores dificuldades, a prostituta seduz Bernard e faz relatórios regularmente para Caatherine.

Apesar da interessante premissa erótica, o filme é pudico demais. A diretora Anne Fontaine acredita que as mulheres dançam vestidas nos lupanares franceses. Quer dizer... ela realmente não conhece nada sobre o mundo das casas de tolerância.

Não há sequer uma única cena de sexo. Emmanuelle Béart aparece vestida dos pés ao pescoço, com exceção de pouquíssimas cenas. A impressão que se tem é que a atriz não tem problemas com a nudez, mas a diretora sim. Anne Fontaine, aliás, parece ter saído de um colégio de freiras.

Toda a idéia é centrar o erotismo do filme nas descrições de Nathalie para Catherine. Contudo, a timidez da diretora afunda a trama em um palavreado inútil e improdutivo. O roteiro ainda reserva uma supresa para o final. Porém, é fácil perceber que falar a verdade não é uma das características mais notáveis das prostitutas.

J. Tavares

(Nathalie X, FRA, 2003), Direção: Anne Fontaine, Elenco: Fanny Ardant, Emmanuelle Béart, Gérard Depardieu, Wladimir Yordanoff, Judith Magre, Rodolphe Pauly, Évelyne Dandry, Christian A. Boulogne, Aurore Auteuil, Idit Cebula,Sasha Rucavina, Macha Polikarpova, Marie Adam, Sophie Séfériadès, Serge Boutleroff, Duração: 105 min.

Voltar