Não se Mova
Um dos principais objetivos do filme Não se Mova é deixar Penélope Cruz feia. Bem, se nem linda a atriz consegue fazer bons filmes o que dirá parecendo um bichinho mordedor. O diretor Sergio Castellitto cria várias tramas interessantes para desperdiçar tudo em um final místico e apelativo.
Tudo começa em um dia chuvoso. Um carro não pára no sinal vermelho. Uma jovem de quinze anos tenta frear, mas não consegue. Sua moto derrapa na pista. Ela acaba sendo lançada longe. Como resultado do acidente fica entre a vida e morte. A garota é levada de ambulância para o mesmo hospital onde seu pai trabalha como cirurgião.
No local, Timoteo (Sergio Castellitto) aguarda, enquanto seus companheiros realizam a cirurgia em sua filha. O médico começa a relembrar seu passado. Então, o cenário muda para uma cidade do interior. Em um dia de intenso calor, carro de Timoteo quebra. Ao sair em busca de ajuda, ele conhece a jovem chamada Itália (Penélope Cruz).
A depauperada garota oferece o telefone de sua casa para que Timoteo possa pedir socorro. Porém, em um inexplicável ímpeto de violência, o médico estupra Itália. Sim, a Itália, como diriam os funkeiros do Rio de Janeiro, ficou atoladinha. Só que, em uma atitude supreendente, surge um forte desejo sexual entre ambos.
Logo, Timoteo e Itália passam a se ver regularmente. Durante todo o tempo, o médico mantém seu casamento com Elsa (Cláudia Gerini). Ou seja, o que os olhos não vêem, o coração não sente. Porém, a vida de Timoteo se complica de vez quando sua mulher e sua amante ficam grávidas.
Toda a curiosidade construída pelo filme é desperdiçada em um final absurdamente piegas e babaca. O interessante é que a Itália entra pelo cano o filme inteiro, mas consegue salvar a pátria nas últimas cenas. Deve ser o tradicional jeitinho italiano...
(Non ti muovere, ITA, 2004), Direção: Sergio Castellitto, Elenco: Penélope Cruz, Sergio Castellitto, Claudia Gerini, Lina Bernardi, Pietro de Silva, Angela Finocchiaro, Marco Giallini, Renato Marchetti, Gianni Musi, Marit Nissen, Elena Perino, Vittoria Piancastelli, Duração: 125 min.