A Múmia - Tumba do Imperador Dragão

A Múmia - Tumba do Imperador Dragão A Múmia - Tumba do Imperador Dragão A Múmia - Tumba do Imperador Dragão A Múmia - Tumba do Imperador Dragão A Múmia - Tumba do Imperador Dragão A Múmia - Tumba do Imperador Dragão A Múmia - Tumba do Imperador Dragão A Múmia - Tumba do Imperador Dragão

Parece que todo o elenco de A Múmia - Tumba do Imperador Dragão precisa de óculos. Por mais que o roteiro insista em forçar a barra, guerreiros de terracota NÃO são múmias! Eles não nasceram no egito e não usam como roupa quilos e mais quilos de esparadrapo... O terceiro filme da série segue a mesma rotina de explosões, socos e piadas cretinas, digna de um sub-Indiana Jones.

A trama começa narrando a história do impiedoso imperador dragão (Jet Li). Ele e seu exército de 10 mil homens tocam o terror na China. Aliás, o governante chinês está disposto a conquistar o mundo. O problema é que mesmo o mais poderoso dos homens tem de prestar contas com a morte.

Em busca do segredo da imortalidade, o imperador mandar chamar ao seu palácio a sábia feiticeira Zi Juan (Michelle Yeoh). A bruxa chama a atenção do impedioso líder. Mas para azar do governante, Zi se apaixona pelo seu braço-direito, o general Ming Guo (Russell Wong). Ou seja, é uma verdadeira novela mexicana passada na China. Bem, se tem um coisa que o Jet Li não aceita é virar corno. Por isso, mata o general e a feiticeira.

O problema é que, para se vingar, ela joga uma maldição sobre o soberano e seus 10 mil guerreiros. Eles se transformam em figuras de terracota (portanto, nada a ver com múmias). Para quem não captou a referência, o filme se inspira no famoso exército dos guerreiros de Xian, como ficaram conhecidas as 8.000 figuras de terracota, descobertas numa escavação arqueológica em 1974, no túmulo do imperador Qin, sepultado no ano 210 A.C.

Depois do prólogo, surge o entediado casal Rick (Brendan Fraser) e Evelyn O'Connor (Maria Bello, substituindo Rachel Weisz, que picou a mula na hora certa). Eles levam uma pacata e tediosa vida em Londres, tomando chá com bolacha, por isso anseiam por novas aventuras e quando surge a oportunidade de levar um valioso artefato para a China, topam na hora. Só que o objeto é pode trazer de volta à vida o imperador dragão.

E falando em coincidências absurdas, quem está prestes a se consagrar é o agora crescido filho do casal Alex O'Connor (Luke Ford). Ele fez uma descoberta fantástica. Encontrou justamente o exército de terracota na Tumba do Imperador Dragão. Alex deixou os estudos para se dedicar à escavação. Seus pais não sabem do trabalho de Alex, que conta com a ajuda do tio, Jonathan Carnahan (John Hannah), dono de uma boate em Xangai.

Pronto. Rick e Evelyn levam o precioso artefato a Xangai. Se encontram com Jonathan, descobrem a verdade sobre a nova profissão de seu filho. Mas nem a tempo para debater a relação. O grupo é abordados pelo general Yang (Anthony Wong Chau-Sang), que comando um pequeno bando de fanáticos que deseja trazer o imperador dragão de volta à vida.

Os mocinhos, como sempre, fazem tudo errado e o perigoso imperador volta à vida. Para impedir o desastre, vão contar com a ajuda da filha da feiticeira Lin (Isabella Leong): uma jovem moçoila de 2 mil anos! A partir daí começa a tradicional confusão e correria para impedir o fim do mundo, que reúne cenas de ação tão exageradas quanto a canastrice de Brendan Fraser. Só que em A Múmia - Tumba do Imperador Dragão a insanidade campeou frouxa.

Há um samba do chinês doido com direito a abomináveis homens da neve do bem, conhecidos como Yetis (hein? como? o quê?), e uma fonte da vida na mítica cidade Shangri-lá. Além, é claro, de um exército de terracota praticamente invencível, que é combatido por uma bizarra legião esqueletos.

A Múmia - Tumba do Imperador Dragão é um filme oportunista feito para chamar a atenção do imenso mercado consumidor chinês. O problema é que se Hollywood continuar fazendo filmes com essa qualidade pode acabar ofendendo o povo errado e criando um pretexto para terceira guerra mundial. Depois não digam que a ZeroZen não avisou...

Jota Tavares

(The Mummy: Tomb of the Dragon Emperor, EUA, 2008), Direção: Rob Cohen, Elenco: Brendan Fraser, Jet Li, Maria Bello, John Hannah, Michelle Yeoh, Luke Ford, Isabella Leong, Anthony Wong Chau-Sang, Russell Wong, Liam Cunningham, David Calder, Jessey Meng, Tian Liang, Albert Kwan, Jacky Wu, Duração: 112 min.