Missão Impossível 2

mission21.jpg (12657 bytes) mission22.jpg (12303 bytes)

Este provavelmente deve ser o filme que todo o diretor sonhou em dirigir. Missão Impossível é uma desculpa esfarrada para uma sucessão de cenas ilógicas e irracionais. E se alguém reclamar de coisas simples como as leis da física é só dizer que a missão era impossível, pô. Para comandar desta vez o espetáculo foi escolhido John Woo, um especialista em filmes de ação.

Aliás, muito da diferença do primeiro para o segundo filme da série reside no talento de cada diretor. Briam de Palma contou uma história cheia de reviravoltas na trama com algumas cenas mais empolgantes. John não conta história nenhuma. Tudo é pretexto para brigas espetaculares, explosões gigantescas (haja pneu queimado) e carros com aquela suspensão indestrutível de cinema, que não quebra depois de um pulo.

O elenco também mudou em relação ao primeiro Missão Impossível. Só Tom Cruise na pele do agente Ethan Hunt e o gênio de computadores Luther Stickell (Ving Rhames) continuaram no elenco. A apetitosa Thandie Newton faz o papel de mocinha e Dougray Scott, de Para Sempre Cinderela, é o vilão.

Falta um detalhe, é evidente. A trama. Não que isso importe muito: mais um terrorista lunático Sean Ambrose (Dougray Scott) quer infestar a humanidade com um vírus letal. Como só ele tem o antídoto, quer ficar rico vendendo vacinas. É...cada um com seus problemas. Para conseguir derrotar o bandido Tom Cruise tem de fazer uma aliança com uma ladra profissional (bota profissional nisso) Thandie Newton, que por uma inacreditável coincidência é a ex-namorada do vilão.

O filme, como era de se esperar, foi um dos maiores sucessos do ano de 2000 nos Estados Unidos. Um John Woo muito abaixo de Fervura Máxima ou O Matador, mas eficiente. A cena final onde Tom Cruise faz uma embaixada com uma magnum 44 é hilária. Anthony Hopkins, quem diria, faz uma participação especial como chefe de Tom Cruise e deve ter recebido por palavra. A banda Popallica faz parte da trilha sonora com a dispensável I Disappear (no caso deles isso já aconteceu).

J. Tavares

(Mission: Impossible 2, EUA, 2000), Direção: John Woo, Elenco: Tom Cruise, Ving Rhames, Thandie Newton, Anthony Hopkins, Duração: 126 min.

Voltar