Meninas Malvadas

Comédias adolescentes norte-americanas por mais que se esforcem em parecer diferentes acabam sempre do mesmo jeito. Meninas Malvadas não é diferente. É apenas mais um filme banal superestimado pela tacanha crítica cinematográfica. Serve somente para mostrar o tamanho do carisma de Lindsay Lohan.

A diferença fundamental de Meninas Malvadas é que o roteiro parece glorificar a figura do inimigo na trincheira. Ou seja, finja amizade e na hora certa puxe o tapete. É mais ou menos isso o que pensa Cady Heron (Lindsay Lohan). Ela é uma adolescente americana que nunca foi à escola.

Criada na África, foi - desde criança - educada em casa pelos pais zoologistas. Bem, agora tem que enfrentar um novo desafio em sua volta aos Estados Unidos: a high school. Por isso, Candy começa a relacionar suas colegas com o reino animal. A análise tem fundamento e ela rapidamente percebe que seu novo habitat está repleto de vacas, galinhas e piranhas.

Porém, as primeiras pessoas com quem Cady faz amizade são Janis Ian (Lizzy Caplan), uma espécie de gótica (possivelmente fã do Evanescence) e o homossexual Damian (Daniel Franzese). Eles são os losers do lugar, sempre humilhados pela líder da manada Regina George (Rachel McAdams).

Regina tem duas fiéis escudeiras. Gretchen (Lacey Chabert) a fofoqueira da escola, uma espécie de revista contigo em carne e osso. Já Karen (Amanda Seyfried) é uma daquelas pessoas que tem um pedido de deus em lugar do cerébro. Por incrível que pareça, o trio acaba recrutando Cady.

A partir daí, Cady é convencida por Janis e Damian a fingir uma amizade com as "patricinhas" e virar uma espécie de espiã. Sim, ela se transforma no famoso inimigo na trincheira. A coisa fica ainda mais fácil quando Regina estraga um romance de Cady. Pronto. Ela então começa a usar tudo o que sabe para se vingar e se torna uma menina malvada.

Se o roteiro do filme tivesse um pouco de coragem, Meninas Malvadas poderia se destacar da multidão de comédias adolescentes que assola o cinema. Porém, isso não acontece. Aliás, a trama foi escrita por Tina Fey do humorístico Saturday Night Live, o que está longe de ser uma garantia de qualidade.

J. Tavares

(Mean Girls, EUA, 2004), Direção: Mark S. Waters, Elenco: Lindsay Lohan, Rachel McAdams, Lacey Chabert, Amanda Seyfried, Tina Fey, Lizzy Caplan, Tim Meadows, Amy Poehler, Ana Gasteyer, Neil Flynn, Daniel Franzese, Jonathan Bennett,Rajiv Surendra, Elana Shilling, Graham Kartna, Duração: 97 min.

Voltar