Menina de Ouro

Menina de Ouro Menina de Ouro Menina de Ouro Menina de Ouro

Menina de Ouro sofre de uma síndrome que assola Hollywood. Basicamente, é como dar uma roupa nova para um velho prisioneiro. Ou seja, apesar de ter algum estilo, não passa da mesma história contada novamente. O fato é que Clint Eastwood filma nas sombras para esconder suas rugas.

A trama começa na academia de Frankie Dunn (Clint Eastwood). Ele é uma lenda do boxe. Frankie treinou grandes lutadores e passou a vida nos ringues. É considerado por todos um excelente cutman. Ou seja, o veterano treinador é capaz de estancar um corte no rosto de um lutador em segundos.

Apesar de estar no ostracismo, Frankie insiste em dar os mesmos conselhos para todos os seus pupilos: ganhar sempre a luta e não perder o olho. Agora, vive recluso tentando voltar ao sucesso de velhos tempos. Seu único amigo é Eddie Scrap (Morgan Freeman).

O treinador também tem uma história mal-resolvida com sua filha, da qual se afastou há um bom tempo. Na verdade, Frankie freqüenta a missa quase diariamente há 23 anos, em busca de um perdão que nunca consegue alcançar. Neste momento, surge em sua academia Maggie Fitzgerald (Hilary Swank).

Maggie é uma garçonete, que entra em seu ginásio a fim de se tornar uma lutadora de boxe profissional. O problema é que ela tem 31 anos. Assim, como Frankie parece ser velha demais para encarar uma nova chance. Porém, Maggie tem talento e uma tremenda força de vontade. Raça e superação é com ela mesmo.

Depois de alguma resistência, Frankie aceitar treinar Maggie com uma pequena ajuda de Scrap. Pensou em Rocky? Acertou. Com muita determinação, a garçonete se transforma em uma fantástica lutadora que vai disputar o titulo mundial.

Então para não virar um plágio total, o roteiro de Menina de Ouro dá uma virada inusitada. O foco do filme passa a ser a eutanásia. E mais uma vez Clint Eastwood faz o papel do caubói solitário que precisa tomar - contra tudo e conrta todos - uma decisão difícil e arriscada.

Menina de Ouro não mereceu muito dos Oscar que levou. Por exemplo, Morgan Freeman ganhou o prêmio por fazer o mesmo papel de Morgan Freeman. No fundo, trata-se de um filme superestimado. A verdade é que Clint Eastwood há muito tempo não consegue um nocaute cinematográfico.

J. Tavares

(Million Dollar Baby, EUA, 2004), Direção: Clint Eastwood, Elenco: Clint Eastwood, Hilary Swank, Morgan Freeman, Jay Baruchel, Mike Colter, Lucia Rijker, Brian F. O'Byrne, Anthony Mackie, Margo Martindale, Riki Lindhome, Michael Pena, Benito Martinez, Bruce MacVittie, David Powledge, Joe D'Angerio, Duração: 137 min.

Voltar