Homens de Honra
Carl Brashear (Cuba Gooding, Jr.) é gente que faz. Provavelmente deve ser o sujeito mais teimoso e pentelho que a marinha americana teve em suas fileiras. Nada, mas nada mesmo, faz Brashear desistir do seu objetivo de ser tornar mergulhador. Homens de Honra é baseado em uma história real, o que como sói acontecer nestes casos, tudo o que aparece na tela é quase impossível de acreditar.
O herói do filme resolve deixar o lar e partir para uma carreira na marinha. Como ele é filho de pais pobres no distante Estado do Kentucky, isto faz todo sentido do mundo. Só que a vida para um negro na marinha americana não é exatamente um mar de rosas. O racismo campeia frouxo e Carl só pode trabalhar como um humilde cozinheiro. Porém, quem fica parado é poste e logo o herói do filme mostra seu talento em natação e é promovido. Só isto seria suficiente para garantir uma aposentadoria digna, mas Carl Brashear é gente que faz.
Contra tudo e contra todos resolve ser mergulhador. É aceito em um centro de treinamento depois de inúmeras tentativas. Todavia, para conseguir o seu diploma vai ter de enfrentar o lendário Billy Sunday (Robert De Niro) um chefe brutal, rancoroso e bebum. Brashear, além de lutar contra o racismo de toda a tropa, ainda tem de se esforçar para conseguir passar nas provas técnicas. Para isso conta com a ajuda da prestativa Jo (Aunjanue Ellis).
O filme segue o caminho mais previsível e conta a história de Carl Brashear de maneira edificante. É um filme essencialmente masculino onde as mulheres pouco ou nada têm a acrescentar. Aliás, a bela Charlize Theron faz uma participação como Gwen, a esposa do comandante mais pinguço da marinha Billy Sunday. Nem é preciso dizer que Carl depois de muitas perdas no caminho chega onde queria. O que as pessoas não fazem por uma boa aposentadoria...
(Men of Honor, EUA, 2000), Direção: George Tillman, Jr., Elenco: Robert De Niro, Cuba Gooding, Jr., Charlize Theron, Aunjanue Ellis, Hal Holbrook, David Keith, Michael Rapaport., Duração: 135min.