Matrix Reloaded

O que é Matrix? A resposta é simples: uma grande, imensa, incomensurável e desmedida bobagem. Só para variar a ZeroZen mais uma vez saiu na frente. Agora crítica e público passaram a condenar a obra dos irmãos Andi e Larry Wachowski. Todo mundo resolveu trucidar Matrix Reloaded. Mas somente esta publicação digital tinha mostrado, em primeira mão, que tudo não passava de mais um embuste anabolizado com efeitos especiais.

Matrix Reloaded começa seis meses depois dos eventos vistos no primeiro filme. Neo (Keanu Reeves) agora é capaz de controlar melhor seus poderes. Virou uma espécie de super-homem do mundo virtual. Enquanto isso, Zion, a última cidade controlada por humanos, é cercada pelo exército de Máquinas. É somente uma questão de horas até que 250 mil sentinelas acabem formatando o hd da humanidade.

Porém, Morpheus (Laurence Fishburne), acredita que os poderes de Neo vão garantir à vitória contra as máquinas. Então, Neo encontra-se com o Oráculo (Gloria Foster) para pegar algumas dicas sobre o que fazer. A mãe Dinah do mundo virtual, depois de muita conversa furada, lhe diz que um misterioso chaveiro (Randall Duk Kim) tem a resposta ao enigma que ele precisa solucionar. De acordo com as previsões, o chaveiro pode levá-lo ao 'núcleo' da Matrix - o que possivelmente significaria o fim da guerra entre Homens e Máquinas

Como não tem mais o que fazer no sábado à noite Neo chama sua amada Trinity (Carrie-Anne Moss) para darem uma banda na Matrix e achar o tal do chaveiro. Só que para atrapalhar a missão surge um novo agente Smith (Hugo Weaving). Agora ele está livre do domínio da Matrix e é capaz de inúmeros clones de si mesmo, à semelhança de um vírus de computador. Os heróis serão ajudados por Persephone (Monica Bellucci) a liberal e liberada amante do perigoso Merovingian (Lambert Wilson).

Matrix Reloaded aproveita para radicalizar os conceitos do filme anterior. A filosofia é dez vezes mais barata e inútil. As referências ao mundo nerd se tornam obsessivas. A pancadaria corre frouxa e sem qualquer motivo aparente. Todo mundo sai brigando em Matrix, provavelmente quem mais trabalhou no set de filmagens foi o coreógrafo de lutas, o chinês Yuen Wo Ping. Aliás, falando nisso, o confronto entre Neo e o protetor do Oráculo é uma das cenas mais ridículas e inúteis da história do cinema.

E a coisa fica ainda pior quando Neo dá uma de super-homem e mostrar ser capaz de ressuscitar os mortos. Para não dizer que tudo está errado em Matrix Reloaded existe Monica Bellucci. A sua personagem rouba o filme e mostra a que veio. Não é à toa que provoca ciúmes em Carrie-Anne Moss, uma heroína insípida, insossa e inodora. Por incrível que pareça, ainda existe outro ponto positivo que é a explicação correta sobre a história de Neo ser o predestinado. A afirmação era uma das maiores imbecilidades do primeiro filme. Porém, foi defendida com unhas e dentes por uma série de nerds desqualificados. Mesmo assim é muito pouca coisa para justificar uma continuação tão equivocada como Matrix Reloaded

E o desastre não termina por aí. A cidade de Zion é vista como uma sociedade primitiva. No interregno das batalhas o povo se diverte com um baticum digno daquela entidade baiana que adora andar com um balde na cabeça. A cena da festa é tão mal-feita que parece um videoclip. De certa maneira, o problema maior de Matrix Reloaded é que Neo se transforma em um ser imbatível. Ele nunca está realmente correndo perigo. Até por que enfrentar de tão criaturas tão mal-feitas em computador

O certo é que a resolução da trama só vai acontecer no 5 de novembro nos Estados Unidos e em 20 de novembro no Brasil quando estréia a última parte da trilogia Matrix Revolutions. Mas a ZeroZen, a única revista que não tem medo de nerd, já sabe os segredos da Matrix. Se você sequer saber o que vai ocorrer no próximo episódio da trama é só tomar aquela pílula azul (e não estamos nos referindo ao viagra). Ou para deixar as coisas mais simples basta ver o nosso especial Matrix - A Explicação e conferir a análise do diálogo de Neo com o arquiteto.

J. Tavares

(The Matrix Reloaded, EUA, 2003), Direção e roteiro: Andy Wachowski e Larry Wachowski, Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Moss, Hugo Weaving, Jada Pinkett Smith, Monica Bellucci, Colin Chou, Nona Gaye, Randall Duk Kim, Harry Lennix, Harold Perrinau, Neil Rayment, Adrian Rayment, Lambert Wilson, Anthony Wong, Helmut Bakaitis, Duração: 138 min.

Leia Também:
Matrix - A Explicação
O Diálogo entre Neo e o Arquiteto

Voltar