Matrix

matrixv1.jpg (9676 bytes) matrixv2.jpg (9409 bytes) matrixv3.jpg (8220 bytes)

O que é Matrix pergunta o filme. A resposta é simples: uma grande, imensa, incomensurável e desmedida bobagem, que ganhou inesperadamente respaldo de público e crítica, tornando-se uma das maiores bilheterias do ano. O filme até que começa bem, com um clima futurista e ação vertiginosa. O ano é 2070 e Keanu Reeves é Neo(um anagrama de one), um hacker de computadores, que tem sua vida totalmente devassada depois que entra em contato com um rebelde misterioso chamado Morpheus(Laurence Fishburne). Até aí tudo bem, mas a partir do momento em que o Neo toma aquela pílula vermelha, a coisa toda desanda na maionese. O filme perde ritmo e ganha quilos de inverossimilhança.

Nada mais faz muito sentido, a explicação para Matrix é a mais esdrúxula possível. Nem todas as citações e referências desse filme, tornam o roteiro mais verossímil ou plausível. Afinal Keanu Reeves não é Jackie Chan, os irmãos Andy e Larry Wachowski não são John Woo, e Hollywood não é Hong Kong. A impressão final é que o grande problema dos computadores que criaram Matrix, e sua impressionante inteligência artificial, é apenas má pontaria. Pois só assim justificaria que os computadores de Matrix não esmagassem a patética resistência humana.

Escrito e dirigido pelos irmãos Wachowski, que antes tinham feito o candidato a Cine Privé da Band Ligados Pelo Desejo(Bound), Matrix é um daqueles filmes que são lembrados por seus defensores unicamente por seus efeitos especiais. Uma vez que o filme não tem uma história decente para sustentá-lo por muito tempo. E como em matéria de efeitos especiais nenhum filme é definitivo, Matrix deverá ser superado logo. Vale a pena lembrar que hoje em dia alguns dos efeitos especiais de Matrix já podem ser vistos até em vídeo clipes de música sertaneja, ou seja, nada pode ser mais baixo do que isso.

Mas o futuro de Matrix já está garantido: continuações caça-níqueis, joguinhos para vídeo game, série de TV e todo tipo de bugiganga para crianças e adultos com QI inferior a 75 pontos, que afinal são as únicas pessoas capazes de ficarem impressionadas com esse filme.

Finalizando a pergunta inicial do filme talvez não devesse ser o que é, mas sim, qual a finalidade de Matrix? Pois se quase todos os humanos foram aprisionados em casulos e estão vivendo numa espécie de limbo, no qual apenas suas mentes estariam em contato com o mundo virtual criado pelos computadores. Qual a finalidade desse mundo? Diversão? Passatempo? Alguma espécie de jogo? Porque diabos os computadores precisam mantê-lo? Afinal nada produzido nesse mundo é real. Sendo assim Matrix é apenas mais um elefante branco, um típico exemplo do desperdício do dinheiro público...

Saulo Gomes

P.S.: A cena do Helicóptero, aquela em que Neo resgata Morpheus, é a maior atochada cinematográfica desde a cena do salto do ônibus sobre o viaduto inacabado em Speed(Velocidade Máxima), que hora vejam só, era estrelado por Keanu Reeves... Coincidência?

( The Matrix, EUA 1999) Direção: The Wachowski Brothres. Elenco: Keanu Reeves, Laurence Fishburne, Carrie-Anne Mass, Hugo Weaving, Gloria Foster, Joe Pantoliano. 136 min.

Voltar