Mártires (Martyrs)
Esse é um filme de horror francês. Sério! Francês. Mas não espere por longas discussões existencialistas. A violência é o que alguns podem considerar ‘extrema’, do tipo que você nunca vai ver num filme de Hollywood, principalmente por ter como vítimas mulheres.
A história se desenvolve, inicialmente, como um daqueles filmes de vingança dos anos 70, como "I Spit on Your Grave" ou "The Last House On The Left" e tantos outros. Uma adolescente Lucie (Mylene Jampanoï), vitima de abusos quando criança, resolve se vingar daqueles que a torturaram, ajudada por outra jovem, Anna (Morjana Alaoui), que conheceu num orfanato.
E até a metade do filme é exatamente isso o que Lucie faz, com uma considerável dose de brutalidade e certos elementos bizarros de terror japonês. Mas ‘Mártires’ muda de repente de foco na sua meia hora final. Quando se torna uma longa seção de tortura da personagem Anna, com a intenção de causar o martírio da mesma. As cenas são fortes e chocantes. O que revoltou alguns espectadores, que passaram a acusar o filme de ser misógino e causou problemas na distribuição da película em vários países, incluindo na própria França.
A tortura sistemática e excruciante de Anna dura até a revelação final, que digamos é curiosa e surpreendente. Mas para não estragar a surpresa, vamos dizer apenas que ninguém precisa passar por todo aquele sacrifício para ter alucinações ou alcançar a transcendência. Para o pessoal da ZeroZen basta uma garrafa de conhaque...
(Martyrs, FRA, 2008) Direção: Pascal Laugier. Roteiro: Pascal Laugier. Elenco: Mylene Jampanoï, Morjana Alaoui, Catherine Bégin, Robert Toupin, Patricia Tulasne, Juliette Gosselin. Duração: 97 min.