Mar Adentro

Mar Adentro basicamente conta - de maneira seca e direta - a história de um sujeito que está determinado a morrer. Bem, isto não é lá muito empolgante muito menos heróico. Até por que mais cedo ou mais tarde todo mundo consegue atingir este objetivo...

Ramón Sampedro (Javier Bardem) é um ex-marinheiro que sofreu um grave acidente. Ele ficou tetraplégico. Durante 27 anos ele luta desesperadamente pelo direito de dar cabo de sua vida. Porém, a Espanha não aprova a eutanásia. Mesmo assim, Ramón decide ir à luta.

Para se matar, ele desafia a igreja, a sociedade e até mesmo seus familiares. Nesta cruzada suicida ele encontra diversos aliados como a advogada Julia (Belen Ruedas), que se encarrega de formular sua petição pelo direito de morrer e a militante de um grupo de apoio a eutanásia Gené (Clara Segura).

Quanto mais derrotas a justiça lhe impõe, mais aumenta da determinação de Ramón. Sua decisão de querer morrer divide até mesmo seus familiares. Sua cunhada, Manuela (Mabel Rivera), que cuida dele diariamente, não sabe o que dizern. O irmão (Celso Bugallo) se opõe tenazmente à sua disposição ao suicídio. Já o pai (Joan Dalmau) e o jovem sobrinho Javi (Tamar Novas) tentam defender a posição do ex-marinheiro.

Depois de um tempo, a luta de Ramón se torna pública. Com ironia e um cinismo ferrenho, ele percebe a palhaçada que o seu resto de vida está se transformando. Para convencê-lo a mudar de idéia, a Igreja manda um padre jesuíta tetraplégico. Há um furioso debate entre ambos, mas Ramón não dá o braço a torcer (até por que ele sequer pode fazer isso).

Com a fama, ele chega até mesmo a arranjar uma fã, a humilde e apaixonada Rosa (Lola Dueñas). Uma das ironias da história é que Ramón - apesar de suas limitações - é um sujeito pleno de vida. Consegue criar invenções que facilitam a sua vida, faz poesias e tenta manter sua família unida.

Mar Adentro se sustenta muito na atuação de Javier Bardem. Ele leva o filme nas costas (ou melhor na cabeça, única parte do corpo que o ator pode mexer). Por fim, o roteiro deixa uma mensagem importante nunca pule de um penhasco para impressionar uma mulher. Principalmente se ela não estiver olhando.

J. Tavares

(Mar Adentro, ESP, 2004), Direção: Alejandro Amenábar, Elenco: Javier Bardem, Belén Rueda, Lola Dueñas, Mabel Rivera, Celso Bugallo, Clara Segura, Joan Dalmau, Alberto Jiménez, Tamar Novas, Francesc Garrido, José María Pou, Alberto Amarilla, Nicolás F. Luna, Duração: 125 min.

Voltar