Quero ser John Malkovich

malkovich1.jpg (10683 bytes) malkovich2.jpg (9558 bytes)

Imagine a cena: depois de uma overdose de crack em mais uma noite de orgias, sexo, drogas e rock`n`roll (não necessariamente nessa ordem) um diretor de hollywood resfestelado em seu sofá pensa: vou fazer um filme onde as pessoas vão entrar na cabeça do ator John Malkovich. Difícil de acreditar, não é? Bom, alucinação chegou à tela grande. Quem mandou fumar crack?

O diretor Spike Jonze pode ser um lunático de carteirinha, mas não é bobo. Conseguiu realizar o melhor filme-cabeça dos últimos tempos. Assim, dentro de um infecto escritório no 7 1/2 andar(?!) de um prédio, o loser de carteirinha Craig Schwartz (John Cusack) descobre um atalho para a mente do ator John Malkovich. Depois de 15 minutos vivendo no mundo de Malkovich o intruso reaparece no limite da cidade.

Depois disso John Cusack aproveita a oportunidade para fazer a única coisa lógica, ou seja, comer gente. Sua esposa Lotte (Cameron Diaz inacreditavelmente feia) começa a desconfiar que o maridão está pirando na batata. O filme começa enveredar pelo mesmo caminho de qualquer filme instigante. É uma cena mais alucinatória que outra, em um roteiro do tipo: então tá, então.

Craig depois de vender ingresso para a mente do ator, resolve ser o próprio John Malkovitch. O funcionário, que antigamente trabalhava como manipulador de bonecos, assume o corpo de Malkovitch, em uma das sacadas mais interessantes do filme. Como "Quero Ser John Malkovich" chamou a atenção é possível que hollywood faça uma continuação do tipo: Quero Ser Sylvester Stallone ou Quero Ser Barbra Streisand, pensando bem, deixa para lá...

J. Tavares

(Being John Malkovich, EUA, 1999), Direção: Spike Jonze, Elenco: John Cusack, Cameron Diaz, Catherine Keener, e, é claro, John Malkovich, Duração: 112 min.

Voltar