Lua Nova (New Moon)
A ‘série’ Twilight é um fenômeno. Um fenômeno de basbaquice que assola a humanidade. O tipo de coisa que não se justifica, a não ser para vender mais merchandising.
“Lua Nova” tem um começo lento e continua assim por um bom tempo. Praticamente todo elenco do filme anterior está de volta. O que gera um problema recorrente: personagens demais e interesse de menos.
O filme retoma a história mais ou menos onde terminou o outro. Só que os vampiros do bem estão de saída da pequena cidade de “Forks”, pois supostamente ficar mais de dez anos num mesmo lugar pode causar desconfiança nos nativos. Sério, até parece que ninguém percebeu nada de esquisito com essa gente.
Assim, Bella Swan (Kristen Stewart) e Edward Cullen (Robert Pattinson) se separam e tudo volta a ser como antes. Fim de história. Querer dizer, deveria ser assim...
O que acontece é que, nesse meio tempo, Bella entra em depressão e tenta sem muito empenho continuar com sua vida. Detalhe: numa daquelas tiradas de humor involuntário da série, Bella passa a se comunicar com Ashley Greene (Alice Cullen) por e-mail. No próximo filme ela vai ter possivelmente uma conta no Twitter...
Mas eis que surgem de repente lobisomens, que são na verdade lobos ridiculamente grandes feitos em CGI. Agora, convenhamos, não deve ser fácil morar em “Forks”, de um lado vampiros do outro lobisomens. Sem falar que quase nunca faz sol. Quem iria querer morar num lugar como esse?
Diga-se de passagem, a história dos lobisomens é totalmente sem propósito e não convence em momento algum. O que não é necessariamente uma surpresa numa trilogia sobre vampiros que são sensíveis e preferem discutir a relação a fazer o quê vampiros deveriam supostamente fazer: disseminar a peste e o terror.
O que resta para o próximo filme é Bella ser finalmente transformada em vampiro(a). O que, convenhamos, poderia ser feito pelos ‘vampiros do mal’ como uma forma de vingança contra Edward. Já que este se opõem a dar um fim a essa tortura romântica pré-adolescente sem fim, mesmo sendo velho demais para esse tipo de coisa...
P.S.: Difícil é imaginar a insossa Kristen Stewart como a roqueira Joan Jett em “The Runaways”, insira aqui subtítulo babaca nacional, mas como diria o ceguinho esperançoso veremos...
(New Moon, EUA, 2009)Direção: Chris Weitz. Elenco: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner, Ashley Greene, Billy Burke, Anna Kendrick, Christian Serratos, Michael Welch, Michael Sheen, Dakota Fanning. Duração: 130 min.