Limite Vertical

limitevertical1.jpg (4742 bytes) limitevertical2.jpg (6923 bytes)

Dizem que o Brasil é o país do futebol. Bem, pelo sucesso de Limite Vertical na terra brasilis algo está mudando. Será que vamos nos transformar em amantes do alpinismo? A verdade é que nada explica a bilheteria do filme dirigido por Martin Campbell no Brasil. A não ser que a patuléia adore ver gente morrendo congelada, ou talvez, seja por que viver aqui é mesmo uma fria.

Aliás, gelado mesmo é o roteiro de Limite Vertical. Não há um floco de neve de inteligência em toda a trama. Um jovem alpinista Peter Garrett (Chris O'Donnell) acaba tendo de deixar seu pai morrer em uma escalada para salvar a vida da sua irmã Annie (Robin Tunney). A família se separa, ele acaba desistindo de subir montanhas e se transforma em fotógrafo da Nacional Geographic. Annie resolve se tornar uma grande alpinista seguindo os passos de seu pai.

O destino acaba reunindo novamente os dois irmãos, quando um playboy Elliot Vaughn (Bill Paxton) resolve escalar a K2 a motanha mais difícil do mundo e coloca Annie na sua equipe. Diga-se de passagem os alpinistas sempre sobem em grupos por que não adianta nada chegar no topo e não ter ninguém para contar como foi. Com a ajuda de um veterano em escadas Tom Mclaren (Nicholas Lea) o grupo resolve subir. Claro que uma tempestade aparece para estragar os planos.

Assim, Elliot, Annie e Tom acabam perdidos e soterrados por toneladas de neve. Peter resolve organizar uma expedição de salvamento contando com a ajuda de um alpinista maluco de carteirinha Montgomery Wick (Scott Glenn) que tem dívidas a acertar com Elliot. Curiosamente, a equipe de resgate sobe a montanha mais perigosa do mundo carregando doses de nitroglicerina. Quer dizer, não dá para confundir coragem com ausência total de cérebro.

Limite Vertical ganha longe o troféu de filme mais escorregadio do ano. Tudo está despencando na tela de neve a alpinistas. Apesar de algumas cenas de ação serem realmente eficientes, o pessoal dos efeitos especiais abusou do manjado chroma key. O melhor a fazer é escalar uma cerveja bem gelada. É muito mais seguro e você só corre o risco de cair da cadeira.

J. Tavares

(Vertical Limit, EUA, 2000), Direção: Martin Campbell, Elenco: Chris O'donnell, Bill Paxton, Robin Tunney, Scott Glenn, Izabella Scorupco, Temuera Morrison, Nicholas Lea, Alexander Siddig, Duração: 126 min.

Voltar