Licorice Pizza

Licorice Pizza Licorice Pizza Licorice Pizza Licorice Pizza Licorice Pizza Licorice Pizza Licorice Pizza

Licorice não é licor de arroz! É alcaçuz. O que seria, em tese, tão ruim quanto. Alcaçuz é uma planta “medicinal” e pizzas de alcaçuz é coisa de americanos. Logo não presta.

Indicado ao Oscar de Melhor Filme em 2022, Licorice Pizza (2021) é uma produção do diretor Paul Thomas Anderson que acompanha a amizade entre Alana (Alana Haim), uma jovem de 25 anos, e Gary (Cooper Hoffman), um ator mirim de 15 anos. Diga-se de passagem, o filme é ambientado na década de 1970, por alguma razão qualquer.

Licorice Pizza tem vários problemas, a começar pelo elenco. Alana Haim não é exatamente uma Milf, mas ao menos é fagocitável e Cooper Hoffman não parece ter 15 anos já faz muito tempo... Ambos já são adultos, logo quem se importa? Eles sequer se beijam durante todo o filme! Medo da censura? Gente, eles são atores de alguma experiência! Maiores de idade. Quem se importa?

Gary é um jovem empreendedor de inutilidades, que possivelmente faria muito sucesso com a internet, uns quarenta anos depois. Mas é melhor não dar idéia para uma continuação...

O filme usa esse empreendedorismo de Gary como uma forma de mostrá-lo como um adulto. Uma argumentação pífia e tipicamente americana, de que por ser um jovem empreendedor capitalista está tudo liberado.

O problema é: o filme não mostra os ganhos de Gary. O que contradiz o seu empreendedorismo. Ele realmente não parece estar tirando proveito algum de seu empreendimento, leiam-se lucros. Ou pelo menos o filme não mostra isso... Também não há ostentação ou o consumo tresloucado de algo, qualquer coisa. Gary nem parece ser americano!

Além do nome muita coisa não é explicada nesse filme. Caso o zeronauta queira saber: google it. Tudo bem, vamos dar uma ajuda: “Licorice Pizza” é referência a uma rede de lojas de discos de vinil do sul da Califórnia. A qual nenhuma referência direta é feita no filme.

A coisa mais próxima de vinis que o filme chega é a trilha sonora com músicas dos anos 70 e o fato que o filme é passado em 1973. Durante a primeira grande crise mundial de petróleo. Sim, mi-mi-milênios teve repercussões até no Brasil! Ajudou em alguma coisa? Nada? É mais ou menos a sensação que o incauto zeronauta terá após assistir esse filme até o final... Nada se aproveita.

Saulo Gomes

P.S.1: Curiosidade: segundo o filme as mesas de “pinball” estiveram proibidas nos Estados Unidos até os anos 70. Isso renderia um melhor filme, ou não, que esse Licorice Pizza...

P.S.2: Oscar de melhor filme? Não vai levar. E não levou mesmo. Mas é sério candidato para uma “sessão da tarde” daqui alguns anos.

(Licorice Pizza EUA, 2021), Direção e roteiro: Paul Thomas Anderson. Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Will Angarola, Griff Giacchino. James Kelley, Sean Penn, Tom Waits e Maya Rudolph.. Duração: 133 min.

Voltar