Lendas da Vida

chocolat1.jpg (4828 bytes) chocolat2.jpg (5550 bytes)

Uma das coisas mais difíceis de entender é o amor de Hollywood pelo golfe. Afinal, assistir a uma partida deste esporte é tão emocionante quanto descascar uma laranja. Com aquelas roupas cômicas que parecem saídas de uma história em quadrinhos desenhada por um daltônico, os golfistas provocam mais risos do que emoção. Mesmo assim, vários filmes já foram feitos explorando o fascinante mundo do golfe, todos com resultados abaixo do razoável. Agora é a vez do diretor Robert Redford tentar a sorte em Lendas da Vida.

Infelizmente, Redford passou longe do buraco. O roteiro previsível e manipulador não consegue dar vida a história. O filme narra a história de Rannulph Junuh (Matt Damon) uma promessa no golfe. Porém, Rannulph acaba indo lutar na Primeira Guerra Mundial. Depois de conhecer todos os horrores do mundo ele percebe que nada se compara a usar uma bizarra roupa de golfista. Por isso decide abandonar o esporte e se dedicar ao jogo de cartas.

Porém a sua ex-namorada Adele Invergordon (Charlize Theron) tem uma idéia genial. No auge do crack da bolsa de valores americana resolveu construir um clube de golfe. Para salvar o lugar da falência decide fazer um torneio amistoso com os maiores golfistas da época Walter Hagen (Bruce McGill) e Bobby Jones (Joel Gretsch). Só que a pequena cidade de Savannah precisa de um herói local para participar da disputa. Como ninguém joga golfe no lugar sobra para Rannulph Junuh.

Apesar de tudo, Rannulph se faz de desentendido, mas é convencido por um estranho Bagger Vance (Will Smith), uma espécie de professor zen do golfe. Graças aos ensinamentos de Bagger, Rannulph reencontra a seu swing e volta a ser um grande jogador. Lógico que tudo isto ocorre no meio do torneio. E é claro que o final vai arranjar uma solução tão impossível quanto improvável.

J. Tavares

(The Legend of Bagger Vance, EUA 2000), Direção: Robert Redford, Elenco: Will Smith, Matt Damon, Charlize Theron, Bruce McGill, Joel Gretsch, Jack Lemmon, Lane Smith, Duração: 127 min.

Voltar