Lenda Urbana

lenda1.jpg (26724 bytes)

A primeira cena desse filme é uma citação ou plágio, como queiram, do seriado Twilight Zone( Além da Imaginação, para os neófitos): mulher pára num posto de gasolina para encher o tanque, o frentista pede para ela sair do carro, alegando problemas com o cartão de crédito, mulher pensa que ele irá atacá-la e foge. Mas, na verdade, o frentista só queria avisá-la que havia alguém no banco de trás do carro. No original a mulher ouve pelo rádio da fuga de um psicopata num hospício na região e por isso age com desconfiança. Neste filme o frentista é gago e se parece com o Quasímodo, o que o torna naturalmente repulsivo. A partir daí para bom entendedor meia palavra basta, não precisa ser um gênio para perceber que nada de bom vai sair desse saco de gatos.

Lenda Urbana é um típico filme de terror adolescente. A história gira em torno de um psicopata a solta num campus universitário que mata suas vítimas baseado em "lendas urbanas", histórias populares que de tanto serem repetidas acabam fazendo parte do inconsciente coletivo, também conhecidas como histórias para boi dormir. Depois de algum tempo fica claro que os crimes estão relacionados com alguma passagem obscura do passado de Alicia Witt, uma ruivinha com um substancial que promete.

A explicação da trama é uma bobagem tão grande que quase joga o filme privada a baixo. A história de vingança simplesmente não convence. Afinal se você quer se vingar de alguém, para quê perder tempo fazendo rodeios? por quê diabos sair matando todo mundo, quando apenas duas pessoas seriam o real alvo de sua desforra? E tudo para no fim não conseguir matar quem realmente lhe interessava desde o início. Não seria bem mais fácil ir direto ao assunto? Vai ver que assim não teria uma continuação...

Entre mortos e feridos, no final, o filme só consegue ser mais um subproduto barato de "Pânico" (Scream), mas pelo menos é melhor do que "Eu vi o que os peitos da Jennifer Love Hewitt, digo, vocês fizeram no verão passado". O que já garante alguma diversão.

Saulo Gomes

(Urban Legend, EUA, 1998) Direção: Jamie Blanks Elenco:Jared Leto, Alicia Witt, Rebecca Gayheart, Micheal Rosenbaum, Loretta Devine, Joshua"Dawnson’s Creek"Jackson, Robert Englund. 99 mim.

Voltar