O Grande Lebowski
Os irmãos Coen estão se tornando repetitivos. Em O Grande Lebowski a fórmula de personagens simplórios e bizarros, envolvidos em situações inusitadas, parece gasta e sem a mesma inspiração dos filmes anteriores da dupla.
A história do filme se passa em Los Angeles, e envolve troca de identidade, tentativas frustadas de extorsão, sexo, drogas e boliche. Tudo começa quando Jeff"The Dude"Lebowski( Jeff Bridges) um hippie não muito esperto é confundido com o milionário Jeffrey Lebowski (David Huddleston) e tem sua casa invadida por dois marginais. Também não muito espertos para confundir Jeff com um milionário. Já que esse Lebowski é um pobretão que está desempregado faz meses. Os marginais quando percebem que cometeram um erro decidem ir embora, não sem antes mijar no tapete da sala(!). Então Lebowski resolve procurar o milionário Jeffrey para ser ressarcido do prejuízo, e receber um tapete novo.
E isso é só o começo da trama. A partir daí o filme não se cansa de apresentar situações absurdas ou bizarras. Mais adiante a esposa do Lebowski milionário, Bunny(Tara Reid) é seqüestrada. Então sem nenhuma razão aparente Jeffrey decide contratar Jeff para levar o dinheiro do resgate até os seqüestradores. O Lebowski pobretão logo vai descobrir que nada nessa história é o que aparecer ser. Mas até lá, o espectador mais atento já deve ter percebido que tantas idas e vindas no roteiro, parecem apenas disfarçar a falta de assunto e interesse do filme.
Segundo os irmãos Coen O Grande Lebowski é uma homenagens aos romances policiais de Raymond Chandler, e sua maneira de retratar, de forma irônica e carinhosa, os personagens mais típicos de Los Angeles. Mas a julgar pelo que se vê na tela os irmãos Coen nunca leram um livro de Chandler.
Prestem atenção na excelente trilha sonora, com músicas de Bob Dylan, Captain Beefheart, e num dos momentos mais inspirados Kenny Rogers(sim ele mesmo) and First Edition interpretam "Just Drooped in ( to see what condition my condition was in)" numa inacreditável incursão pelo psicodelismo.
(The Big Lebowski, EUA, 1998) Direção: Joen Coen. Elenco: Jeff Bridges, John Goodman, Juliana Moore, Steve Busceni, Peter Stormore, David Huddleston, Philip Seymor Hoofman, John Turturro, Bem Gazzara. 117 Min.