Lágrimas do Sol

Lágrimas do Sol é um filme de Antoine Fuqua, o mesmo diretor do superestimado Dia de Treinamento, que deu o Oscar de melhor ator a Denzel Washington. O ator ganhou mais por caridade da academia do que por talento. Quanto a Fuqua, ele prova que um incompetente de marca maior.

A trama começa quando o líder de um grupo de fuzileiros navais, A. K. Waters (Bruce Willis) recebe como missão resgatar quatro americanos que ficaram isolados numa zona de guerra civil na Nigéria. Os quatro trabalham no hospital local. Ou seja, é o tipo de tarefa que tem tudo para dar errado.

Para começo de conversa, três das pessoas a serem salvas se recusam a deixar o local. Eles são religiosos: um padre e duas freiras. Sim, a fé remove montanhas e todo o bom senso também. Então, resta a Waters levar uma médica, viúva de um americano, a dra. Lena Hendricks (Monica Bellucci).

Porém, como toda a mulher ela é cheia de exigências. Lena bate o pé e diz que só deixará o local se o fuzileiro se comprometer a levar junto 20 de seus pacientes que estão razoavelmente recuperados para agüentar uma caminhada. Isto por que assim eles podem conseguir asilo político na fronteira mais próxima. Se eles forem deixados para trás, serão massacrados pelo exército rebelde.

O capitão Bill Rhodes (Tom Skerritt) sabiamente mostra que tentar levar os nigerianos é uma roubada sem tamanho. Apesar disso, Waters assume o risco. Os americanos entram na selva e são perseguidos pelos incansáveis rebeldes. Tudo por que entre os pacientes da médica está o único sobrevivente da família do antigo governo. Ou seja, é o alvo perfeito para os rebeldes.

Lágrimas do Sol justifica de maneira perigosa uma invasão norte-americana em qualquer lugar do mundo (sempre em nome da liberdade, claro). Porém, se isso não funciona vida real o que dirá no cinema.

J. Tavares

(Tears of the Sun, EUA, 2003), Elenco: Bruce Willis, Monica Bellucci, Cole Hauser, Johnny Messner, Malick Bowens, Rodney Charles, Paul Francis, Jimmy Jean-Louis, Pierrino Mascarino, Duração: 121 min.

Voltar