Los Angeles - Cidade Proibida
Fazer filmes noir é uma tarefa ingrata nos dias atuais. Por mais que se queira criar algo de novo, a imagem de um Humphrey Bogart com uma capa de chuva permanece imbatível. Mesmo assim, alguns diretores desavisados e aventureiros acham que podem injetar um pouco de criatividade em um gênero que, honestamente, já deu tudo o que tinha de dar.
Los Angeles - Cidade Proibida narra as aventuras de três detetives Departamento de Polícia de Los Angeles nos anos 50. O primeiro Jack Vincennes (Kevin Spacey) é um vaidoso, um dândi como diriam os antigos. Há também o policial impetuoso e impulsivo Bud White (Russel "Gladiador" Crowe). Completando a série, o ardiloso espertalhão Ed Exley (Guy Pearce), um tipo que tem aquele famoso jeitinho brasileiro de levar vantagem em tudo, certo?
Os três tiras acabam se envolvendo em uma complicada investigação (como sói acontecer em todo filme noir). Tudo gira em torno de uma agência de prostituição de luxo, que serve de fachada para crimes ainda maiores que envolvem todo o departamento de polícia.
O grande, senão único, destaque fica por conta de Kim Bassinger (ela ganhou o Oscar de atriz coadjuvante por este filme). Ela interpreta o papel de uma prostituta profissional que não ama ninguém. Como Kim interpretou a si mesma levar a estatueta para casa foi uma barbada.
Portanto, procure qualquer filme em preto e branco onde o Humphrey Bogart interprete o papel de detetive e vista uma capa de chuva. É muito mais divertido.
(L. A. Confidential, EUA, 1997) Diretor: Curtis Hanson, Elenco: Russel Crowe, Guy Pearce, Kevin Spacey, Kim Basinger, James Cromwell, Danny De Vito, Duração: 138 min.