Kill Bill Vol. 2
Em Kill Bill Vol. 2, Quentin Tarantino voltou a dirigir. Quer dizer, as longas conversas sobre a cultura pop estão espalhadas por todo o roteiro. Mesmo que não exista nenhum motivo lógico para fazer isso. Apesar disso, o resultado final é superior ao primeiro filme.
Basicamente, a noiva (Uma Thurman) segue em sua sangrenta trilha de vingança. Depois exterminar suas ex-companheiras O-Ren Ishii (Lucy Liu) e Vernita Green (Vivica A. Fox), ainda restam dois inimigos na sua 'Lista da Morte' - Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah).
Após eliminar estes últimos obstáculos, ela finalmente vai chegar no que interessa. Ou seja, completar sua vingança e matar Bill (David Carradine). Simples? Nem tanto. Esta trama banal é rapidamente subvertida por Tarantino. A expectativa de um filme kung fu com seqüências de luta espetaculares é simplesmente jogada para escanteio sem maiores traumas.
Aliás, a única referência as artes marciais fica por conta do mestre chinês Pei Mei (Gordon Liu). Uma espécie de mentor da Noiva e do próprio Bill. No restante, os bandidos se mostram patéticos, dignos de pena. Budd é um assassino que parece saído de uma fila do INSS.
O filme segue surpreendendo até o confronto final entre a Noiva e Bill. Claro que nem sempre a trama faz sentido. A fuga da heroína da armadilha montada por Budd, por exemplo, é realmente difícil de engolir. De qualquer maneira, o acerto de Kill Bill Vol. 2 fica por conta do vilão.
Antes do confronto decisivo, Bill conversa com a Noiva sobre o super-homem. O diálogo típico de Tarantino é a melhor coisa do filme. E, acredite quem quiser, o final de Kill Bill Vol. 2 se transforma em uma bizarra história de amor.
O filme deve desagradar aos fãs do cineasta e da sessão Kung Fu. Mesmo assim, Tarantino deve fazer uma seqüência da história. O melhor seria fazer algo como Kill Them All e acabar com tudo de uma vez.
(Kill Bill: Vol. 2, EUA, 2004), Direção: Quentin Tarantino, Elenco: Uma Thurman, David Carradine, Vivica A. Fox, Daryl Hannah, Samuel L. Jackson, Caitlin Keats, Chiaki Kuriyama, Chia Hui Liu, Lucy Liu, Michael Madsen, Chris Nelson, Michael Parks, Stevo Polyi, Bo Svenson, Quentin Tarantino, Venessia Valentino, Michael Jai White, Duração: 136 min.