Justiceiro

Pense no seguinte argumento para um filme. Um homem, de preferência um sujeito com aptidões militares, tem sua família morta por criminosos. Desesperado, ele começa uma trilha de vingança que só vai parar quando ele matar o responsável por tudo.

Bem, esse é o motivo do fracasso de Justiceiro. Quer dizer, você já viu isso antes e melhor. De nada adianta explicar que se trata de mais uma adaptação de um personagem de quadrinhos da editora Marvel para a tela grande. É a mesma farofa de sempre. O filme é banal, previsível e idiota. É uma espécie de Desejo de Matar sem o Charles Bronson.

Frank Castle (Thomas Jane) é um agente do FBI. Ele está prestes a se aposentar. Porém, sua última missão termina com a morte do filho de um perigoso gângster, Howard Saint (John Travolta). Como vingança, o mafioso ordena que toda a família de seu inimigo seja chacinada.

Como sói acontecer nestes casos, Castle é o único a escapar com vida. Agora, que não tem ninguém mais para aporrinhar o saco decide se dedicar ao goró. Entre um trago e outro, ele se lembra que precisa vingar a sua família e se torna o Justiceiro.

Para tornar o filme mais palatável, o anti-herói decide montar sua base de operações em um prédio residencial (possivelmente um dos maiores absurdos do roteiro) onde se afeiçoa a alguns dos moradores do local (outro momento bizarro) . A idéia é tornar o personagem mais humano, o que no caso do Justiceiro, é uma estultice.

Enfim, o Justiceiro não tem nenhuma cena de ação marcante. Frank Castle apenas vai despachando os inimigos para o além sem maiores dificuldades. A polícia não aparece nem mesmo para contar os corpos. O filme é tão fraco que sequer consegue superar a primeira adaptação para o cinema feita em 1989 e estrelada por Dolph Lundgren! O filme, claro, foi um fracasso de bilheteria e um Justiceiro 2 é pouco provável. Quem disse que não há justiça no mundo?

J. Tavares

(The Punisher, EUA, 2004), Direção: Jonathan Hensleigh, Elenco: Thomas Jane, John Travolta, A. Russell Andrews, James Carpinello, Mark Collie, Russ Comegys, Ben Foster, Laura Harring, Rebecca Romijn-Stamos, Eddie Jemison, Marcus Johns, Nick Loren, Marc Macaulay, Samantha Mathis, Tom Nowicki, Will Patton, John Pinette, Brett Rice, Roy Scheider, Marco St. John, John Baker, Duração: 124 min.

Voltar