Um Crime Entre Amigas
Tenho uma teoria: são comédias estudantis estúpidas como essa que causam tantos casos de assassinatos em escolas dos Estados Unidos. Esse filme é um verdadeiro primor de cretinice e idiotice juvenil: três amigas Courtney Shane (Rose Mcgowan), Julie Freeman (Rebeca Gayheart), Marci Fox (Julie Benz ), resolvem seqüestrar a colega e rainha da escola Liz Purr ( Charlotte Roldan) no dia do seu aniversário de 17 anos. Só que as patricinhas acabam matando, acidentalmente, Liz com o uso indevido de um doce quebra-queixo(jawbreaker do título original). Então sem titubear muito, convencidas por Shane, para se livrarem da acusação de assassinato elas resolvem não contar a polícia o que realmente aconteceu e forjar um estupro seguido de morte(?!). Genial, não?
O filme requenta vários clichês de comédias do gênero, como: a transformação de uma nerd sem vida social Fern Mayo (Judy Greer) numa patricinha desfrutável e aquela idéia de que sempre que você fizer algo errado é só se livrar das provas que nada vai lhe acontecer. Apesar de que as vezes um bom advogado sempre ajuda. Com se não bastasse ainda tem o final manjado no baile de formatura e toda aquela palhaçada tediosa do rei e rainha do baile.
No fim, é difícil definir se Um Crime Entre Amigas é uma comédia estudantil sem graça ou um policial frustrado. Nos dois casos o filme é duplamente incompetente.
(Jawbreaker, EUA, 1999) Direção: Darren Stein. Elenco: Rose McGowan, Rebeca Gayheart, Julie Benz, Charlotte Roldan, Judy Greer, Chad Christ, Pam Grier. Participação especial de Marilyn Manson. 90 min.