O Irlandês

Frank Sheeran (Robert de Niro) é um irlandês, que lutou na Itália na segunda guerra mundial. E teve sorte, pois não encontrou nenhum brasileiro por lá e ainda conseguiu fazer amizade com italianos envolvidos com a máfia. Mas não são todos?

O filme se chama O Irlandês, mas não se engane. Nada ou muito pouco será mencionado sobre o fato de o personagem principal ser irlandês. O filme concentra sua narrativa nós mafiosos italianos, igual a qualquer outro filme de Martin Scorsese.

Um subtítulo ideal para esse filme seria: Mafiosos e a Terceira idade. Esse filme é muito longo, o que pode ser um problema se seu público alvo sofre de incontinência urinária e demência. Também não é necessário mencionar que atores que interpretam mafiosos precisam de um melhor plano de aposentadoria.

A trama do filme é inspirada no livro I Heard You Paint Houses, de Charles Brandt. Curiosamente, O Irlandês custou astronômicos US$ 175 milhões. Veja bem, um blockbuster da Marvel como, por exemplo, Homem-Aranha: Longe de Casa custou US$ 160 milhões. Por que tanto dinheiro? Scorsese resolveu usar a técnica de rejuvenescimento facial em De Niro e em boa parte do elenco que, aliás, já está na capa da gaita e na boca da taquara. Alguém poderia avisar ao diretor que existem outros atores em Hollywood...

O Zeronauta mais atento vai perceber que o filme deixa em aberto um vasto leque de conspirações. Aparentemente foi a Máfia quem matou John Kennedy! A máfia construiu Las Vegas. E sim, a Máfia possivelmente matou Elvis Presley. Diga-se de passagem, quem fez a autopsia de Elvis, foi um brasileiro. Isso é um fato real! O que mais uma vez explica muita coisa...

Saulo Gomes

P.S.1: Al Pacino estava interessado no papel do coringa em o Joker? Sua interpretação é tão exagerada que quase lembra Scarface.

P.S.2: Esse filme também serviu para tirar Joe Pesci da aposentadoria. Pra que isso? Qual a necessidade disso?

(The Irishman, EUA, 2019) Direção: Martin Scorsese. Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Harvey Keitel, Joe Pesci, Anna Paquin, Aleksa Palladino, Barry Primus, Bobby Cannavale, Craig Vincent, Danny A. Abeckaser, Kathrine Narducci, Stephanie Kurtzuba, Gary Basaraba, India Ennenga, J.C. MacKenzie, John Scurti, David Aaron Baker, Jake Hoffman. Duração: 210 min.

Voltar