Não Estou Lá (I'm Not There)

I'm Not There tem todos elementos de um filme cult, em especial o fato de não fazer sentido algum. O filme é baseado nas 'muitas vidas de Bob Dylan' e usa seis atores diferentes, entre eles Cate Blanchett, Christian Bale, Richard Gere e o falecido Heath Ledger, para representá-lo, sem nenhuma razão aparente.

Temos, entre outros, o Dylan, político dos anos 60, em crise dos anos 70 e religioso dos anos 80. Até mesmo o Dylan do filme Pat Garrett & Billy The Kid aparece para dar o ar de sua graça. E de novo sem nenhuma razão aparente.

O diretor Todd Haynes, de Velvet Goldmine, tenta pregar para o convertido. Pois é preciso ter um bom conhecimento prévio da biografia de Bob Dylan e de filmes como, Don't Look Back, Eat the Document e No Direction Home para entender o que está acontecendo na tela e, mesmo assim, é bem possível que não se entenda nada.

Pois Haynes toma várias liberdades ao filmar passagens da vida de Bob Dylan, que são bem documentadas, vide qualquer um dos filmes citados. Para piorar as coisas o roteiro não segue uma ordem cronológica, para quê? e as várias vidas de Dylan se sucedem na tela sem qualquer coerência. O que só aumenta a confusão.

A trilha sonora mistura algumas poucas composições originais de Bob Dylan com inúmeras versões de outros artistas. O que mostra que Dylan preferiu não estar na trilha sonora também...

Saulo Gomes

Não Estou Lá (I'm Not There,EUA,2007) Direção: Todd Haynes. Elenco: Cate Blanchett, Ben Whishaw, Christian Bale, Richard Gere, Heath Ledger, Marcus Carl Franklin, David Cross. Duração: 135 min.

Voltar