Fome (Hunger)

Hunger Hunger Hunger

Não, Fome não é baseado no livro homônimo do escritor Knut Hamsun, nem o diretor Steve McQueen é o lendário ator de Hollywood morto em 1980, que de alguma forma teria voltado a vida para dirigir essa película. O que, convenhamos, diminui bastante o interesse nesse filme.

Estamos em 1981, na prisão de Maze em Belfast, Irlanda do Norte, onde ‘ativistas’, hoje possivelmente seriam chamados de terroristas, do IRA, Exército Republicano Irlandês, são mantidos presos. A Primeira Ministra inglesa, Margaret Thatcher, se recusa a dar tratamento de prisioneiros políticos aos ativistas, por considerá-los meros criminosos comuns. Tarso Genro, nosso Ministro da Justiça, teria pensado diferente....

O filme acompanha a rebelião de alguns ativistas presos do IRA contra o uso obrigatório de uniformes(?!) na prisão, pois eles seriam para criminosos. O protesto não leva a nada a não ser uma retaliação violenta, o que leva o grupo a planejar uma greve de fome até a morte.

Mas convenhamos, greve de fome é uma das formas mais patéticas de protesto, pois requer que o seu oponente de alguma forma mostre compaixão ou remorso pelo seu ato de desespero. E na maioria das vezes isso simplesmente não acontece. Tipo se você quer morrer de fome o problema é seu. Só está poupando o trabalho de matá-lo de alguma outra forma mais eficaz.

Fome é um filme lento, inclusive possui um plano seqüência de quase 18 minutos, que acredite parece durar muito mais, com um clima claustrofóbico e poucos diálogos. O que o torna pouco recomendável para quem tem alguma deficiência de atenção, ou seja praticamente todo mundo nascido nos últimos 20 anos.

O diretor estreante Steve McQueen, que antes trabalhava com arte plástica, foi vencedor em Cannes do prêmio Caméra d’Or de 2008. O que significa menos que nada e serve, quando muito, para impressionar os mais impressionáveis....

Saulo Gomes

(Hunger, UK, 2008) Diretor: Steve McQueen. Elenco: Michael Fassbender, Liam Cunningham, Stuart Graham Larry Cowan, Helen Madden, Des McAleer. Duração: 96 min.

Voltar