Homem sem Sombra

hollow1.jpg (6358 bytes) hollow2.jpg (4128 bytes) hollow3.jpg (4774 bytes)

Homem sem Sombra também poderia ser traduzido como Roteiro Sem Pé nem Cabeça, ou Diretor Sem Talento. Parece que o mesmo Paul Verhoeven que dirigiu Robocop desaprendeu a contar uma história. É constrangedor. O diretor passa o tempo inteiro investindo em truques manjados, contando com a turma dos efeitos especiais para salvar o barco do naufrágio.

Homem Sem Sombra se baseia no desejo de ficar invisível. Algo que a humanidade anseia, desde que inventaram as contas no fim do mês. Em uma instalação secreta do governo, um gênio e, para variar, maluco, Sebastian Caine (Kevin Bacon)descobre a fórmula da invisibildade. Depois de fazer uns cachorros, gatos e macacos desaparecem, coisa que não espantaria nem mesmo o Mr. M, Caine resolve testar o produto nele mesmo.

Claro que ficar invisível é uma coisa, mas voltar ao normal é outra completamente diferente. Então o ex-gênio se transforma em uma espécie de fantasma. Curiosamente, Caine acaba descobrindo que sua antiga namorada, uma das cientistas do projeto, Linda McKay (Elisabeth Shue) está ficando com um dos seus colegas de trabalho. Deve ser o que administradores chamam de bom relacionamento inter-pessoal...

É fácil de perceber então que Caine irá usar o seu poder para o mal e não para o bem. Rapidamente o roteiro perde completamente o rumo e o homem invisível se transforma em um psicopata indestrutível que quer matar todos dentro da instalação. É aquela velha história, o que os olhos não vêem com certeza é um assassino.

Uma curiosidade: se a fórmula da invisibilidade realmente existisse e algum humano fosse voluntário o resultado seria pífio. A retina dos olhos forma imagens no nosso cérebro por meio da reflexão da luz. Logo para quem estivesse invisível a luz atravessaria a retina sem refletir. Resultado? A pessoa ficaria invisível, mas completamente cega (momento cultural ZeroZen)...

J. Tavares

(Hollow Man, EUA, 2000), Direção: Paul Verhoeven, Elenco: Elisabeth Shue, Kevin Bacon, Josh Brolin, Kim Dickens, Greg Grunberg, Joey Slotnick, Mary Randle. Duração: 112 min..

Voltar