Alta Fidelidade

highfidelity01.jpg (8215 bytes) highfidelity02.jpg (7257 bytes) highfidelity03.jpg (7210 bytes)

Embora as pessoas possam não lembrar, houve uma época em que vinis e fitas cassetes eram extremamente populares. Muitas vezes adolescentes perdiam tardes em busca da seleção perfeita. Juntar músicas de artistas de diferentes épocas e fazer uma coletânea imbatível. Claro que isso foi antes do Napster e da Internet. Por isso é que Alta Fidelidade é um filme absolutamente anacrônico.

Rob Gordon (John Cusack) é o proprietário de uma loja de discos em Chicago. Ele vende toda aquelas tralhas antigas que hoje fazem sentido para uma meia dúzia de pessoas como discos de blues, soul music e rock`n`roll. Seus dois empregados, Dick (Todd Louiso) and Barry (Jack Black), parecem saídos de um freak show qualquer. Os três passam o dia em discussões musicais sem sentido e fazendo um top five de vários gêneros e artistas (por exemplo, os cinco melhores compactos de todos os tempos).

Até que Rob decide fazer uma lista com seus relacionamentos. Escolhe as 5 melhores namoradas e resolve visitá-las para saber o que foi que deu errado. Isto não parece muito promissor... E não é. Alta Fidelidade parece ter sido feito na medida para saudosistas. Algo do tipo: :"Olha, a história é ruim, mas vai ter boa música das décadas de 60 e 70, certo?".

No fim das contas, Rob vai descobrir que a felicidade, às vezes, é muito mais fácil de conseguir do que a gente imagina. O diretor Stephen Frears não se arrisca muito, e pelo menos não compromete. Uma curiosidade: o disco Tropicalia ou Panic et Circenses aparece à venda na loja de discos de Rob. Quer dizer... velharia é isso aí. Alta Fidelidade é altamente recomendado para quem curte o bom e velho vinil e vive no mundo da naftalina.

J. Tavares

(High Fidelity, EUA, 2000), Direção: Stephen Frears, Elenco: John Cusack, Jack Black, Lisa Bonet, Joelle Carter, Joan Cusack, Sara Gilbert, Iben Hjejle, Todd Louiso, Lili Taylor, Natasha Gregson Wagner. Duração: 107 minutos.

Voltar