Herói

O feito mais, digamos assim, heróico do filme Herói é transformar Jet Li em um ator de verdade. Quase não dá para acreditar em como o diretor Zhang Yimou conseguiu tamanha proeza. O roteiro é nitidamente inspirado no clássico Rashomon de Akira Kurosawa de 1950.

A trama começa quando um guerreiro Sem Nome (Jet Li) chega à corte do rei de Qin (Chen Dao Ming). No século III A.C., Qin é um dos sete reinos em que se divide a região da China. O país vive um período turbulento com violentas guerras eclodindo em todas as partes.

Sem Nome apresenta-se ao rei portando as armas de três dos assassinos que há tempos tentam matar o soberano: Céu (Donnie Yen), Neve que Voa (Maggie Cheung Man-Yuk) e Espada Quebrada (Tony Leung Chiu-Wai). O guerreiro garante que matou todos sem maiores dificuldades.

Por ter realizado tal feito, tem direito a uma recompensa. Além de tesouros, o lutador tem a permissão de chegar a dez passos de distância do rei. Bem, sua majestade senta no trono, mas não é boba. O rei rapidamente desconfia de que tudo faz parte de um plano para matá-lo.

A cada relato o diretor usa uma cor diferente em todo o cenário. Então, tudo fica cinza, azul, vermelho, verde e branco conforme a batalha que o guerreiro sem nome narra ao rei. Visualmente, Zhang Yimou mostra que sabe das coisas e tem estilo.

As cenas de luta seguem o mesmo padrão voador. É fácil sair do chão e ir parar no telhado. Existem alguns recursos interessantes como o músico cego que toca durante a baltaha entre Céu e Sem Nome sob chuva. Neve que Voa e Lua (Zhang Ziyi) se enfrentam em um bosque repleto de folhas soltas, cujos tons passam de amarelo a vermelho.

No fim, há uma justificativa sisuda para a atitude final do guerreiro Sem Nome. Como todo bom herói ele faz um sacrifício pelo bem maior. As constantes idas e voltas do roteiro são necessárias, mas tiram muito da fluência do filme. Não há dúvida de que Zhang Yimou é o melhor diretor de filmes de Kung Fu da atualidade, mas não parece algo que alguém deva se orgulhar.

J. Tavares

(Ying Xiong, CHI, 2002), Direção: Zhang Yimou, Elenco: Jet Li, Tony Leung, Maggie Cheung, Zhang Ziyi, Daoming Chen, Donnie Yen, Zhang Yi, Duração: 96 min.

Voltar