Hedwig - Rock, Amor e Traição

hedwig1.jpg (8976 bytes) hedwig2.jpg (7735 bytes) hedwig3.jpg (8868 bytes)

Fazer rock de viado é coisa para macho. Esta parece ser a moral de Hedwig - Rock, Amor e Traição. Mais um filme que se aproveita da estética do Glam Rock. Embora muita gente não saiba este estilo, surgido no final da década de 60, nada teve a ver com o fato de "ajuntar" o sabonete ou dar ré no quibe. Bandas como T-Rex e New York Dolls jogavam no lado oposto faturando todas as tietes que encontrassem no caminho.

O filme narra a história de um roqueiro(a) loser completamente ignorado por todos, Hedwig. Ele(a) se chamava Hansel e nasceu na Alemanha Oriental. Porém acaba se apaixonando por um oficial americano. O problema é que para sair do outro lado do muro de Berlim ele precisa ser mulher. Assim, casado legalmente, pode deixar o país com seu marido. Logo a solução é fazer uma operação de mudança de sexo.

Bem, a operação fracassa e Hedwig ainda fica com uma polegada furiosa (do título original em inglês). Meio homem, meio mulher acaba sendo abandonado(a) pelo seu soldado. Ele(a) vai morar em um trailer em Kansas City e resolve montar uma banda de rock. Lá conhece o jovem Tommy Gnosis, que se torna seu amante. O problema é que Gnosis acaba roubando suas letras e se tornando um tremendo sucesso.

Hedwig faz um escândalo, roda a bolsinha e resolve sair em uma turnê por restaurantes de beira de estrada e bares de última categoria (onde acontecem as melhores cenas do filme). Todavia muita coisa vai acontecer até ele(a) e sua polegada furiosa encontrarem o verdadeiro amor. Hedwig - Rock, Amor e Traição é evidentemente um filme gay. É uma espécie de celebração do rock purpurina. Deve ser o filme da vida de Rob Halford, ex-vocalista do Judas Priest...

J. Tavares

(Hedwig and the Angry Inch, EUA, 2001), Direção: John Cameron Mitchell, Elenco: John Cameron Mitchell, Stephen Trask, Andrea Martin, Miriam Shor, Rob Campbell, Michael Aronov, Theodore Liscinski, Michael Pitt, Duração: 91 min.

Voltar