Harry Potter e a Câmara Secreta
A escritora J.K. Rowling é conhecida pela maneira possessiva com que trata a sua criação. Para adaptar o bruxinho Harry Potter exigiu ser contratada como consultora do filme e mais ainda quis opinar em vários pontos do roteiro para deixar tudo o mais próximo do livro. Bem, sabendo o que os executivos da Warner fizeram com o Batman a idéia até que faz sentido.
O fato é que Harry Potter e a Câmara Secreta é uma repetição das cenas do livro dirigida de forma burocrática por Chris Columbus. Tudo começa quando Harry (Daniel Radcliffe) está na casa de seus pais adotivos no mundo dos trouxas. Ele acredita que seus dois amigos Ron Weasley (Rupert Grint) e Hermione Granger (Emma Watson) o esqueceram durante o verão.
Porém como vida de mago não é fácil surge do nada um elfo doméstico chamado Dobby com um aviso. Harry vai correr um grande perigo se voltar a Hogwarts. A abilolada criatura chegou até mesmo a impedir que as cartas enviadas por Ron e Hermione chegassem às mãos de Harry.
Porém, Ron e seus irmãos, com o auxílio de um carro voador, tiram Harry do mundo dos trouxas. O bruxinho vai passar o resto das férias na casa da família Weasley. Até aí nada acontece de relevante no filme. No livro, a seqüência faz sentido. Porém, no cinema é pura perda de tempo. Depois de algumas aventuras e muito papo-furado sobre magia, Harry e Ron chegam a Hogwarts.
Lá descobrem que Harry agora tem fãs depois dos atos de heroísmo do primeiro semestre como irmã menor de Ron, Gina (Bonnie Wright), o aspirante a fotógrafo do primeiro ano Colin Creevey (Hugh Mitchell). Para desespero, é claro, do Professor Snape (Alan Rickman). E Hogwarts tem um novo professor de Defesa Contra as Artes das Trevas, Gilderoy Lockhart (Kenneth Branagh).
Gilderoy é uma espécie de Paulo Coelho. Ou seja, muito marketing e zero de conteúdo. Porém, de repente, pessoas começam a aparecer petrificadas na escola. Mais um mistério para Harry resolver. De novo, o bruxinho é acusado por todos e tem de achar a resposta do enigma com a ajuda de Ron, Hermione e a frágil Gina, que dá cada vez mais atenção ao seu misterioso diário.
Harry Potter e a Câmara Secreta é um livro fraco que resultou em um filme idem. Mesmo assim, conseguiu uma bilheteria expressiva. Talvez seu mérito seja deixar quieto por algumas horas os pestinhas que você tem em casa.
(Harry Potter and the Chamber of Secrets, EUA, 2002), Direção: Chris Columbus, Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Kenneth Branagh, Robbie Coltrane, Richard Harris, Alan Rickman, Maggie Smith, Alfred Burke, John Cleese, Warwick Davis, Tom Felton, Julian Glover, Richard Griffiths, Shirley Henderson, Jason Isaacs, Gemma Jones, Matthew Lewis, Miriam Margolyes, Hugh Mitchell, Sally Mortemore, Gemma Padley, James Phelps, Oliver Phelps, Fiona Shaw, Julie Walters, Mark Williams, Bonnie Wright, Duração: 161 min.