O Grande Truque
Na luta entre Wolverine (Hugh Jackman) e Batman (Christian Bale), o cruzado embuçado levou a melhor. Em O Grande Truque os dois atores interpretam mágicos que competem entre si. Sua amizade inicial transforma-se, depois de muitos anos, em uma rivalidade feroz.
Robert Angier (Hugh Jackman) e Alfred Borden (Christian Bale) logo percebem que no mundo da mágica o segredo é a alma do negócio. Um truque, após ser revelado, perde toda a sua graça. Como naquela época não existia um Mr. M para atrapalhar, a tarefa de ambos era muito mais fácil.
O problema é que Alfred consegue realizar um truque genial chamado O Homem Transportado para desespero de Robert. Seu companheiro na criação de mágicas Cutter (Michael Caine) pede que ele esqueça a competição. Porém, até mesmo a sua auxiliar de palco Olivia Wenscombe (Scarlett Johansson) é usada para descobrir qual o segredo de seu rival.
O filme aproveita para explicar alguns dos conceitos mais usados pelos profissionais da magia. Por exemplo, todo grande número de mágica consiste em três atos. O primeiro é chamado de A Promessa. O mágico mostra algo que parece ordinário ao público, mas obviamente não é.
O segundo ato é chamado de A Virada. O mágico faz a coisa ordinária fazer algo de extraordinário. Pronto. A audiência está fisgada. Todos querem desvendar qual é o segredo. Como ele fez isso? Porém,o truque não acaba neste ponto.
O terceiro ato é a parte final. É chamado de O Grande Truque. Neste momento, acontece a mudança mais surpreendente, vidas ficam por um fio, algo sensacional irrompe no palco ou o público visualiza algo definitivamente incrível, que nunca viu na vida.
O filme tenta reproduzir a existência desses três atos. Porém, faz isso de maneira tão confusa com um roteiro que tenta parecer muito mais inteligente do que realmente é. Apesar de tudo, a explicação para o truque de Alfred é a mais simples e óbvia possível.
O curioso é que o momento mais interessante do filme vem justamente dos primórdios da eletricidade com a participação do cientista Nikola Tesla (David Bowie). Ele é recrutado por Robert para criar o maior truque de sua carreira. Porém, graças ao roteiro errático o grande truque fica só na promessa. Na verdade, O Grande Truque nem mesmo por mágica se transformou em grande filme.
(The Prestige, EUA, 2006), Direção: Christopher Nolan, Elenco: Hugh Jackman, Christian Bale, Michael Caine, Piper Perabo, Rebecca Hall, Scarlett Johansson, Samantha Mahurin, David Bowie, Andy Serkis, Daniel Davis, Jim Piddock, Christopher Neame, Mark Ryan, Roger Rees, Jamie Harris, Duração: 128 min.