Gran Turismo: De Jogador a Corredor
Gran Turismo não é um daqueles filmes baseados em videogames, como Tomb Raider, Resident Evil e tantos outros. É na verdade um filme sobre uma equipe de jogadores de um jogo de corrida online(Gran Turismo óbvio)que é escolhida para correr numa corrida de verdade. E é exatamente aí onde os problemas começam e a seriedade desse filme acaba.
Mas pensando bem, um filme sobre um jogo de corrida talvez fosse mais chato do que esse. Por isso era preciso criar uma historinha. Que não foi de forma alguma levada muito a sério no filme. Sem falar que duas horas é demais para o fiapo de história criado.
Esse filme foi produzido pela Nissan e pela Sony. O que explica muitas coisas e levanta alguns sinais de alerta. Imaginem se a ideia do filme vire uma franquia de filmes feitos só com jogos da Sony. Quem quer apostar que será feito um filme como esse sobre PGA? Com o instigante enredo sobre como criaturas que jogam golfe online, jogariam em um torneio de golfe de verdade? Ao menos seria até engraçado se levado a sério.
Já a premissa de que Gran Turismo, o jogo, seja um simulador real de corrida. É no mínimo controversa. Quando foi lançado, originalmente, para o Playstation 1 em 1998. Definitivamente não era. E hoje em dia não impressiona ninguém. A última vez que, talvez, teve alguma relevância foi na época do PSP. O que, outra vez, explica muitas coisas.
Essencialmente já existem muitos outros jogos de corrida bem mais realistas, em especial para PC. Mas estamos divagando.
O fato de não ser passado em Tóquio, realmente não contribui para verossimilhança do espetáculo. Gran Turismo é japonês da gema. E terem poucos japoneses na equipe selecionada é estranho. E todos serem maiores de idade e saberem dirigir também.
No final das contas esse filme é para, quando muito, uma sessão da tarde. Num dia chuvoso. Em que você esteja sem internet. Ainda assim seria a última opção. Deve haver alguma outra coisa melhor para fazer do que ver esse filme. Vá ler um livro ou algo no gênero.
(Gran Turismo: Based On a True Story, EUA, 2023), Direção: Neill Blomkamp, Elenco: David Harbour, Orlando Bloom, Archie Madekwe, Geri Halliwell, Darren Barnet, Djimon Hounsou, Emelia Hartford, Sang Heon Lee, Josha Stradowski, Maeve Courtier-Lilley, Maximilian Mundt, Duração: 134 min.