Ghost Dog - Matador Implacável
Por mais difícil que pareça o mundo globalizado ainda é capaz de proporcionar alguma surpresa. Nem mesmo o mais encarniçado dos céticos poderia acreditar que ainda deixariam o diretor Jim Jarmusch fazer outro filme. Superestimado pela crítica brasileira no início da década de 90, Jarmusch foi empilhando um fracasso após o outro até desaparecer na obscuridade.
Todavia, eis que surge na sua locadora preferida Ghost Dog - Matador Implacável dirigido por ele mesmo, Jim Jarmusch. O filme narra a história de um assassino profissional chamado Ghost Dog (Forest Whitaker) que usa como sistema de comunicação pombos-correio. Pô, será que esse cara nunca ouviu falar em Internet? Porém o mais inacreditável é que Ghost Dog segue como regra de vida o Código dos Samurais.
Portanto se todo samurai tem de ter um mestre Ghost Dog, se torna protetor de um mafioso que certa vez o salvou de morrer. Em uma missão o assassino comete um engano e a Máfia decide que ele tem de morrer. Bem, falar é fácil.
Aliás, todos os mafiosos do filme são gente idosa que já devia estar em casa vendo sessão da tarde tomando leite morno com bolacha maria. São decididamente patéticos. Logo um irritado Ghost Dog sai matando a tudo e a todos. O que, no fim das contas, é um tremendo desperdício. Bastava esperar mais uns meses que todos os inimigos morreriam de velhice. Como já diria um velho ancião (e aqui vai um conselho que você não vai encontrar em nenhum Código de Samurais): filmes de Jim Jarmusch são um pé-no-saco...
(Ghost Dog - The Way of the Samurai, EUA, 1999), Direção: Jim Jarmusch, Elenco: Forest Whitaker, John Tormey, Cliff Gorman, Henry Silva, Camille Winbush. Duração: 116 min..