Garota da Vitrine

Garota da Vitrine Garota da Vitrine Garota da Vitrine Garota da Vitrine

Steve Martin é uma espécie de tiozão de Hollywood. Então, o ator deve ter se perguntado: por que não aproveitar a fama? Deve ter sido por isso que ele topou participar de Garota da Vitrine. Como não é bobo nem nada escalou a fagocitável Claire Daines para dar uns malhos.

O filme é baseado em um livro escrito pelo próprio Steve Martin. Tudo começa quando Mirabelle (Claire Danes) uma jovem que trabalha na seção de luvas da Saks Fith Avenue, em Beverly Hills sente que está na hora de desencalhar. Apesar do emprego escroto, ela acredita ser uma artista de talento. Então, vive sempre lutando para se manter, usando limite do cartão de crédito e pedindo empréstimos bancários.

Mirabelle em um primeiro momento conhece o bizarro Jeremy Kraft (Jason Schwartzman), um músico recém-formado. Ele é um sujeito carente que parece ser incapaz de, digamos assim, suprir todas as necessidades da mocinha do filme.

Jeremy acaba por sair em excursão com uma banda de rock. Justamente neste momento surge Ray Porter (Steve Martin). Um homem bem mais velho, com muito, mas muito dinheiro, por quem Mirabelle se apaixona. Atenção para o detalhe: Ray usa de seu poder econômico para pagar as dívidas de Mirabelle. E tem mais: compra para a moçoila roupas caras e ainda paga viagens. Sim, ele é o próprio tiozão

Porém, como a idade traz um pouco de sabedoria, Ray faz questão de deixar claro que quer um relacionamento aberto, ou seja, conhecerem outras pessoas e continuar a aproveitar a vida. Mirabelle, claro, se apaixona perdidamente pelo dinhei..., digo, pelo tiozão, que insiste em não querer um relacionamento sério. Enquanto isso, na estrada, Jeremy amadurece e decide que está na hora de recuperar o amor da sua vida.

Apesar do roteiro lembrar uma comédia romântica adolescente, A Garota da Vitrine é, no fundo, um filme triste. Conta a história de três pessoas solitárias que, por falta de coisa melhor para fazer, tentam ficar juntas. Nada que um pouco de álcool não resolvesse, mas enfim...

Se você tem mais de quarenta anos, um monte de cabelos brancos no cabelo, e nenhuma vergonha em sair com mulheres que têm a idade para ser a sua filha, esse, com certeza, pode ser o filme da sua vida.

J. Tavares

(Shopgirl, EUA, 2005), Direção: Anand Tucker, Elenco: Steve Martin, Claire Danes, Jason Schwartzmann, Bridgette Wilson, Sam Bottoms, Frances Conroy, Rebecca Pidgeon, Samantha Shelton, Gina Doctor, Clyde Kusatsu, Joshua Snyder, Duração: 104 min.

Voltar