Futurama: Em a Distante e Selvagem Era Verde
Futurama: Em a Distante e Selvagem Era Verde (sic), quatro e último episódio feito direto para DVD, aborda temas ecológicos numa história pouco inspirada e absurda. O pai de Amy(Lauren Tom) quer construir o maior campo de mini-golfe do mundo, digo da galáxia tendo que para isso destruir o último santuário ecológico do universo.
O tema principal deste episódio é algo que talvez soasse relevante há uns 10 anos atrás. Aqui a coisa toda fica, mais uma vez, parecendo datada. É estranho que Matt Groening tenha usado esses novos episódios para falar de temas batidos, alguns até mesmo já abordados, ao invés de tentar evoluir a série um pouco.
Afinal Futurama ganhou uma sobrevida graças ao sucesso das reprises no programa Adult Swin do canal Cartoon Network americano. Mas isso é um indicativo enganador. Pois qualquer coisa fica melhor se comparada com a atual programação do Adult Swin, com exceção talvez de Metalocalypse.
No fundo, a expectativa gerada pelos fãs sobre a volta de Futurama foi totalmente infundada. Pois sinceramente essa gente ou não assistiu a série original ou estava com seus sentidos alterados quando assistiram à reprise- se é que vocês me entendem...
Sendo que os quatro filmes, lançados direto para DVD, revelaram-se inexpressivos e completamente dispensáveis. Como toda a série, diga-se de passagem. Agora, quem achou que seria diferente?
Para completar Matt Groening, criador da série e responsável pelo roteiro do filme, ao invés de escrever um final definitivo se saiu com um do tipo: "foi o que se pode arranjar", que faz referência implícita ao gerador de 'Improbabilidade Infinita' do livro "Guia do Mochileiro das Galáxias". Ou seja deixa tudo em aberto para uma possível continuação. Tipo, ninguém merece...
(Futurama: Into The Wild Green Yonder, EUA, 2009) Direção: Peter Avanzino. Roteiro: Matt Groening. Elenco: Billy West, Katey Sagal, John Di Maggio, Lauren Tom, Lauren Tom, Maurice LaMarche, Tress MacNeille, Phil LaMarr, Snoop Dogg Seth MacFarlane, Penn Jillette, Teller. Duração: 90 min.