Futurama: A Besta de um Bilhão de Traseiros

O segundo episódio produzido diretamente para DVD da série Futurama começa onde terminou o primeiro: com o universo a mercê de uma "anomalia cósmica", que ninguém faz a menor idéia do que seja, e que a julgar pelo resultado final nem mesmo os roteiristas sabiam direito.

O episódio demora a chegar na história principal, e perde considerável tempo em várias narrativas paralelas, como o casamento de Amy, o namoro de Fry com uma chefe polícia, dublada por Brittany Murphy, que possui quatro outros namorados e a descoberta de Bender de uma liga secreta dos robôs. Nada que se sustente sozinho ou por muito tempo.

Quando enfim se descobre que a tal "anomalia cósmica" é uma espécie de portal eletromagnético, este permitirá a passagem de uma criatura espacial chamada Yivo, cuja pronúncia é curiosamente parecida com 'evil'(mal), que prontamente começará a abduzir todos seres do universo com seus inúmeros tentáculos.

Inicialmente a criatura parece incentivar todos seres vivos a 'amarem' os tentáculos em paz e harmonia, numa espécie de culto. Mas quando Leela revela as verdadeiras intenções de Yivo, as coisas tomam um caminho realmente constrangedor.

O que começa com uma premissa pouco promissora, é prejudicado por uma narrativa fragmentada, que em momento algum consegue acertar o tom de sátira auto-referencial. O que convenhamos acontecia com freqüência nos episódios da série.

Em suma esse episódio é a síntese de tudo que havia de errado no programa na televisão. Só que mais longo, arrastado e sem graça.

Saulo Gomes

P.S.: A voz de Yivo é feita pelo comediante David Cross, conhecido do público brasileiro pelo seriado Arrested Development.

(Futurama:The Beast With A Billion Backs, EUA, 2008) Direção: Peter Avanzino Roteiro: Matt Groening. Elenco: Billy West, Katey Sagal, John Di Maggio, David Cross, Brittany Murphy. Duração: 123 min.

Voltar