Full Frontal

De repente, um dos ícones do cinema alternativo americano, Steven Soderbergh, virou o queridinho de Hollywood. Ganhou o Oscar por Traffic e ainda conseguiu que Julia Roberts fosse considerada atriz. Bem, qualquer outro teria se vendido ao sistema com um sorriso nos lábios. Mas Soderbergh ficou chateado. Ninguém mais o convidada para festas esquisitas onde todo mudo parece levar o cinema iraniano a sério. Ele tinha deixado de fazer parte da gangue de losers com quem sempre andou.

Resultado? Steven Soderbergh resolveu, literalmente, queimar o filme. Dirigiu uma bomba inqualificável chamada Full Frontal. Tudo para acabar com a sua carreira e voltar a ser respeitado no circuito alternativo. Se Soderbergh vai voltar a ser sinônimo de filme underground é cedo para saber, mas não se pode negar que ele destruiu com competência a chance de se dar bem em Hollywood.

Full Frontal mostra a história das filmagens de um outro filme, onde sete pessoas pessoas envolvidas nessas filmagens se encontram e se desencontram. Carl Bright (David Hyde Pierce) é um jornalista do Los Angeles Magazine que escreve roteiros e acha que entende as razões da infelicidade de sua mulher. Lee Bright (Catherine Keener) é uma consultora de recursos humanos que trabalha em uma grande corporação que adora destruir a vida de seus empregados. Sua irmã Linda (Mary McCormack) vive à procura do homem perfeito.

Calvin (Blair Underwood) é um ator de uma famosa série de televisão que tenta a sorte no cinema como coadjuvante. Ele alvo de uma reportagem feita pela desinibida Francesca (Julia Roberts). Enquanto isso, Nicky Katt é um ator que interpreta Hitler em uma peça de teatro e Bill (David Duchovny) é o produtor do filme de Nicholas. Todo mundo vai acabar se encontrando na festa de 40 anos de Bill no Beverly Hills hotel.

Parece tedioso? Pode apostar que sim. Basicamente pode se dizer que Linda amaria ser amada, Carl ama de verdade sua esposa, Lee. Lee está a fim de Calvin. Calvin, por sua vez, prefere Francesca. E Bill... bom Bill ama a si mesmo e só. Já Steven Soderbergh ama posar de alternativo e adora fazer fracassos de bilheteria.

Paulo Pinheiro

(Full Frontal, EUA, 2002), Direção: Steven Soderbergh, Roteiro: Coleman Hough, Elenco: Blair Underwood, Julia Roberts, David Hyde Pierce, Catherine Keener, Mary McCormack, Erika Alexander, Rainn Wilson, David Duchovny, Enrico Colantoni, Nicky Katt, Duração: 101 min.

Voltar