Do Inferno

Existe uma frase clássica atribuída a Jack, o estripador. Ele teria dito: "Um dia a humanidade vai olhar para trás ver que comigo nasceu o Século XX". Nada mais falso. O famoso assassino que aterrorizou Londres durante o ano de 1888 errou em sua previsão. Na verdade, o que Jack, o estripador, acabou dando como presente, como contribuição foram os filmes de psicopatas.

Do Inferno é mais uma tentativa de elucidar o mistério sobre o personagem. O filme é baseado em uma história em quadrinho do roteirista inglês Alan Moore. É um dos trabalhos mais fracos de Moore. Mesmo assim foi adaptado para o cinema. Como sói acontecer nestes casos o resultado foi deprimente. Em tese tudo em cena já foi visto antes e muito melhor.

A história começa quando um grupo de prostitutas Mary Kelly (Heather Graham), Kate Eddowes (Lesley Sharp), Liz Stride (Susan Lynch), Dark Annie Chapman (Katrin Cartlidge) e Polly (Annabelle Apsion) se mostram apavoradas com o surgimento de um assassino que adora, literalmente, fazer das tripas coração. Como não existia ainda Sherlock Holmes naquela época as mulheres de vida airada resolvem pedir ajuda ao Inspetor Fred Abberline (Johnny Depp). Infelizmente para elas o policial tem métodos nada ortodoxos de investigação.

Abberline prefere ficar viajando movido a láudano e absinto ao sair procurando pistas. Entre uma visão e outra ele acha que vai conseguir chegar no culpado. É evidente que até as coisas se resolverem as prostitutas vão sendo esquartejadas com precisão cirúrgica. O criminoso parece agir adredemente enquanto um estabanado Abberline conta com a sorte para chegar na solução do mistério. No final das contas, a hipótese aventada por Moore não difere muito do que já foi dito. Quem matou as prostitutas foi alguém do andar de cima. Se fosse pobre certamente teria sido enforcado...

J. Tavares

(From Hell, EUA, 2001), Direção: Allen Hughes e Albert Hughes, Elenco: Johnny Depp, Heather Graham, Ian Holm, Jason Flemyng, Lesley Sharp, Susan Lynch, Katrin Cartlidge, Terence Harvey, Annabelle Apsion, Ian Richardson, Duração: 133 min.

Voltar