Encontrando Forrester
O maior acúmulo de clichês da história do cinema. Esta seria a melhor definição para Encontrando Forrester dirigido pelo diretor Gus "eu aderi ao sistema" Van Sant. O roteiro é tão previsível como desconto em contra-cheque. Qualquer espectador com formação cromossomial específica pode adivinhar o que vai acontecer na cena seguinte.
Um misterioso escritor William Forrester (Sean Connery) vive isolado no meio Bronx. Ele é uma espécie de fantasma do bairro. Ningué nuca viu seu rosto e existem muitas lendas ao seu respeito. Desafiado por seus colegas um estudante negro de 16 anos Jamal Wallace (Rob Brown) resolve invadir o apartamento do ermitão. Acaba sendo descoberto e tem de deixar o lugar às pressas. Na correria deixa a sua mochila com seus escritos, contos que estava começando a escrever.
Logo aparece uma inusitada amizade entre o velho escritor e Jamal. Rapidamente a velha trama de mentor que ajuda pupilo a crescer como pessoa e ser humano toma conta do roteiro. Então tá. Porém Jamal como todo negro-americano joga basquete e muito bem. Acaba sendo selecionado para estudar em uma escola de elite em Manhattan.
Claro que os donos da escola estão interessados em seu talento dentro da quadra. Jamal, porém, está mais interessado em vencer um concurso de literatura para se livrar da perseguição do Professor Crawford (F. Murray Abraham). Neste ponto acontece Encontrando Forrester a grande questão de Encontrando Forrester. Se você tem talento esportivo e literário em qual dos dois deve investir? A resposta é fácil. Naquela em que você conseguir comer mais gente.
Assim Jamal vai ter de tomar a mais difícil decisão de sua vida. Claro que com uma pequena ajuda de seu mentor William Forrester (personagem descaradamente inspirado no escritor americano J. D. Salinger, que escreveu Um Apanhador no Campo de Centeio). Como clichê pouco é bobagem o filme termina com uma mensagem positiva de fazer corar novela mexicana.
(Finding Forrester, EUA, 2001), Direção: Gus Van Sant, Elenco: Sean Connery, Rob Brown, F. Murray Abraham, Anna Paquin, Busta Rhymes, Michael Nouri, Duração: 136 min.